As 10 Vantagens do Coworking

As 10 Vantagens do Coworking

Prestação de Serviços

Após alguns posts dedicados ao coworking, já estamos bem claros sobre as principais vantagens de se trabalhar em um centro de coworking:

 

1. Espaço profissional a baixo preço

É inevitável que esta seja a primeira vantagem que vem à mente. Quando você é freelancer ou tem uma pequena empresa com poucos funcionários, tem várias opções: ficar para trabalhar em casa, alugar um espaço ou ir a um centro de coworking.

No primeiro caso, o espaço costuma ser pouco profissional, com os inconvenientes que isso acarreta; no segundo, você consegue ter um espaço profissional desde que aloque recursos para a sua adaptação; e só no terceiro caso você encontrará um espaço profissional desde o primeiro dia sem ter que se preocupar com nada que tenha a ver com a manutenção do espaço. E o melhor de tudo, é uma solução muito mais barata e flexível do que alugar um escritório.

 

2. Escalabilidade de espaço e custos

No caso de teres uma startup ou uma pequena empresa, descobrirás que um coworking center te oferece, até um determinado teto de crescimento, uma solução flexível se a tua empresa pretende crescer em funcionários ou colaboradores. Assim, você poderá ter mais ou menos espaço, convertendo esse custo tradicionalmente fixo em custo variável no seu plano de negócios.

 

3. Flexibilidade

Nos centros de coworking é possível ajustar o custo mensal do espaço com base no tempo que você despende como empresário. Nestes tempos, muitos dos empreendedores não podem se dar ao luxo de dedicar 100% do seu tempo ao seu projeto e combiná-lo com outras atividades ou trabalhar para terceiros; é por isso que eles não precisam de um escritório diariamente por 8 horas.

Os espaços de coworking costumam oferecer em 90% dos casos tarifas diferentes de acordo com o uso que você vai dar ao espaço: tarifas de meio período, tarifa de tempo integral, pacotes de horas semanais, com e sem sala de reunião, e até horas individuais em alguns casos.

 

4. Para os gostos, as cores

Estamos testemunhando um boom na proliferação desses espaços, porém não são todos iguais. Existem algumas destinadas às pequenas empresas, para promover a criatividade, para apoiar a vertente internacional do projeto, o sector da tecnologia, seja em casa ou com maior solução.

O que se encontra sempre em todas elas são uma comunidade de colaboradores com um forte espírito de colaboração e vontade de trabalhar de uma forma diferente da que temos feito até agora, principalmente em grandes corporações.

 

5. Foco, melhor produtividade e mais disciplina

Trabalhar em casa é confortável, mas também perigoso no sentido de que a vida pessoal e profissional não está separada. Funciona melhor porque não há distrações.

Nem precisa se preocupar com a manutenção do teu espaço de trabalho: Chega de perder uma manhã ao telefone à espera de que o serviço técnico conserte a linha para você, há quem cuide para que encontre um espaço em que tudo o que precisa fazer está funcionando.

Além disso, você ganha um pouco mais de disciplina em termos de horários de trabalho, fica mais fácil desligar o computador ao sair do centro de coworking e não gastar mais tempo do que o necessário.

 

6. Imagem

Receba seus clientes e fornecedores em um espaço adequado e climatizado. Com uma aparência profissional.

 

7. Compartilhar projetos para enriquecê-los e poder realizá-los

Esta é provavelmente a vantagem mais única e importante do coworking. Nos centros de coworking, incentiva-se a erradicar aqueles preconceitos que nada mais são do que desvantagens para o desenvolvimento profissional.

Ao compartilhar seus projetos, você poderá enriquecê-los graças às contribuições dos demais colegas de trabalho. Nenhum profissional é igual ao outro e por isso a perspectiva que os outros colegas o podem oferecer será muito mais valiosa do que aquela que você sozinho poderia ter amadurecido por si mesmo.

Além disso, em geral, os empresários costumam se especializar em sua área de negócios, mas para realizar um projeto completo, é necessário atender a todos os processos e ter conhecimento sobre design e imagem corporativa, plano de negócios, área jurídica aplicável, administração etc.

Em uma comunidade de colegas de trabalho, você encontrará profissionais de todas as áreas que poderão fazer contribuições complementares ao seu projeto … e quem sabe se poderá até encontrar parceiros para realizá-las.

 

8. Acesso a projetos e clientes de forma cooperativa

Nos centros de coworking você não só estará atualizado com um maior número de oportunidades, mas também poderá formar equipes específicas junto com colegas de coworking para poder atender uma demanda pontual e pontual em um projeto.

 

9. Supere o isolacionismo

Mais um perigo de trabalhar em casa: isolacionismo. O intercâmbio com outros profissionais é altamente recomendado para motivação e evita apatia; também melhora seu conhecimento das tendências de mercado e dá acesso a conhecimentos que você sozinho nunca teria obtido.

 

10. Mantenha-se atualizado

Esta última vantagem acompanha o ponto anterior. Além de já se tornar um profissional melhor graças à troca de informações e conhecimentos com a comunidade de colegas de trabalho, na maioria dos centros o coworking encontra uma proposta muito interessante de cursos e atividades mensais.

Há aqueles que são mais orientados para o enriquecimento pessoal (aulas de ioga, culinária etc.) e há aqueles que promovem o desenvolvimento profissional (utilização de ferramentas que auxiliam a produtividade do empresário, conhecimentos jurídicos e administrativos, coaching para o empresário, workshops intercâmbio com entidades externas etc.).

Acompanhe esse artigo sobre endereço fiscal: https://www.gerenciandoblog.com.br/2021/06/endereco-fiscal-em-riebirao-preto-como-escolher-o-endereco-certo-para-sua-empresa.html