Índice do Conteúdo
Se você tem receio dessa possibilidade, então preste atenção nas informações deste artigo. Ao contrário do que muita gente pensa, os benefícios do consórcio superam (e muito) qualquer possível desvantagem.
Por isso, vamos te explicar o porquê a partir de agora. Ao optar pelo consórcio, a pessoa precisa escolher uma empresa séria, de confiança e com experiência na área.
Fazendo isso, ela poderá usufruir de todas as vantagens dessa modalidade de compra. E hoje em dia ela abrange quase tudo: carros, motos, casas, apartamentos, móveis, reformas, etc…. Então, vamos saber mais sobre os benefícios do consórcio?
Os 6 principais benefícios do consórcio
Dividimos este artigo em 6 tópicos com os benefícios do consórcio. Assim, você pode tirar suas dúvidas sobre como funciona essa modalidade.
Sem juros abusivos
Essa é a principal vantagem de fazer um consórcio. No financiamento clássico, as instituições aplicam juros exorbitantes. No final das contas, você vai pagar quase o dobro do valor total do bem. Em alguns casos a pessoa paga ainda mais.
Mas, no caso do consórcio, não há cobrança de juros. Você não leu errado. Além disso, a pessoa não precisa nem mesmo dar uma entrada! As empresas desse ramo cobram apenas uma taxa de administração. Ela é acrescida no valor de cada parcela e serve para custear as despesas administrativas do processo.
E isso não é pegadinha. A taxa é quase simbólica, com um valor muito, mas muito abaixo dos juros de um financiamento. Assim, a ausência de juros e de entrada é um dos principais benefícios do consórcio.
Mais segurança para o indivíduo
O consórcio é mais seguro em todos os sentidos, mas, principalmente, por conta da estabilidade das parcelas. Assim, antes de assinar o contrato, o interessado define o quanto pode pagar por mês. Com isso, ele sabe exatamente o quanto irá pagar, sem surpresas desagradáveis.
Claro que, conforme o valor da carta de crédito e das parcelas, isso influencia no período de vigência do consórcio. Mas, de qualquer forma, não dá para negar que essa é uma grande vantagem. Além do mais, o consorciado não fica à mercê do mercado financeiro e da bolsa de valores, por exemplo.
Compra à vista (possibilitando negociação)
Um consórcio funciona basicamente da seguinte forma: você vai pagando as parcelas e esse dinheiro fica retido em um fundo. Há três situações para o consorciado ter acesso ao dinheiro:
- Se ele for sorteado (a cada mês a empresa sorteia um ou mais consorciados do mesmo grupo e os sortudos terão acesso ao valor total da carta de crédito);
- Se ele der um lance (esse método funciona como um leilão. O consorciado pode dar um determinado valor de lance por mês. A maior oferta consegue resgatar a carta de crédito – vamos falar mais sobre isso adiante);
- Por fim, após o pagamento de todas as parcelas.
Em todos os casos, o consorciado vai pegar TODO o dinheiro definido em contrato. Ou seja, ele vai comprar o bem à vista! E isso, obviamente, aumenta o poder de negociação do indivíduo. É possível conseguir descontos incríveis ao comprar um bem de valor à vista.
Flexibilidade da carta de crédito
Bom, esse é mais um dos benefícios do consórcio. A famosa carta de crédito é flexível. Mas o que isso significa? Vamos supor que você fez um consórcio para comprar um carro, pensando em adquirir um veículo modelo A.
Mas, com a carta de crédito em mãos, você muda de opinião e decide comprar um veículo modelo B. Nesse caso, não haverá empecilho algum. Ou seja, você pode comprar qualquer tipo e modelo de bem se estiver dentro da categoria da sua carta de crédito.
Alto poder de compra
O consorciado tem um alto pode de compra. Por isso sempre quando falamos em benefícios do consórcio, precisamos destacar esse ponto. Muita gente pensa que o valor da carta de crédito vai ficando desatualizado com o passar do tempo.
Por exemplo, anos atrás era possível comprar um carro zero com R$30 mil. Hoje, com o mesmo valor, você compra no máximo um seminovo. Mas não é isso que acontece com o consórcio.
Para assegurar que a carta de crédito tenha um poder de compra atualizado, as parcelas sofrem pequenos reajustes com o passar do tempo. Assim, você paga um pouco mais, mas todo o dinheiro pago voltará. Em suma, o valor da sua carta de crédito aumenta também.
Possibilidade de dar um lance
Para encerrar esses tópicos com os principais benefícios do consórcio, mais detalhes sobre o lance. Com ele, você pode ter acesso à carta de crédito a qualquer momento (respeitando, claro, as assembleias que são realizadas mensalmente).
Então, vamos supor que você esteja pagando as parcelas do consórcio normalmente. Só que conseguiu um bom dinheiro no trabalho ou em uma outra negociação. Você pode dar essa quantia de lance. Se, naquele mês, o valor dado for o maior dado entre todos os consorciados do seu grupo, você poderá pegar a carta de crédito.
Interessante, não é mesmo? Bom, esses são os principais benefícios do consórcio. Antes de fazer um, procure se informar e tirar todas as dúvidas. Mas garantimos que esse modalidade de compra vale muito a pena.