Índice do Conteúdo
Entre as provas de que o TI ajuda o setor contábil, estão melhoria dos processos contábeis, automação de tarefas e análise de dados em tempo real.
Muito se fala (e sabe) sobre os impactos da implementação de sistemas de Tecnologia da Informação em empresas dos mais variados ramos. Porém, há uma área, em específico, que se beneficia de forma substancial desse tipo de ferramenta: a contabilidade. Neste sentido, veja como o TI ajuda o setor contábil, principalmente, a economizar tempo.
A tecnologia da informação, inegavelmente, desempenha papel fundamental na modernização e melhoria dos processos contábeis. Assim, proporciona uma série de benefícios reais para as empresas do setor. Só para ilustrar, traz melhorias desde a automação de tarefas repetitivas até a análise de dados em tempo real.
Como resultado, o TI ajuda o setor contábil na eficiência operacional e na tomada de decisões estratégicas. Além disso, reduz erros e aprimora a segurança da informação, garantindo maior confiabilidade nos relatórios contábeis.
Como o TI ajuda o setor contábil? Veja provas disso
Primeiro, por que implementar soluções tecnológicas em escritórios de contabilidade? A resposta está na importância desta área para o próprio sucesso financeiro da organização. Mais do que orientar a gestão quanto às medidas e legalizações, o setor mantém o controle financeiro da organização, embasando suas decisões estratégicas.
No entanto, existe uma tendência em manter as operações contábeis em modelos tradicionais, isto é, sem o uso de soluções de TI adequadas. Isso prejudica a eficácia dos processos, tornando essencial a contratação de profissionais de TI para implementação de soluções e suporte. Veja como o TI ajuda o setor contábil a resolver este problema.
1. Aumento da eficiência
Em primeiro lugar, o TI ajuda o setor contábil na eficiência dos processos, pois permite o acesso imediato a indicadores de desempenho.
2. Agilidade no atendimento
Ao implementar ferramentas automatizadas, por exemplo, chatbots, o escritório agiliza o atendimento ao cliente, pelo menos em questões básicas de resposta padronizada.
3. Produtividade
Outro benefício importante que exemplifica como o TI ajuda o setor contábil está no aumento da produtividade. Trata-se da consequência direta da implantação de sistemas de gestão, automatização de processos e otimização de tarefas.
4. Desempenho dos softwares de contabilidade
Para cuidar da gestão de empresas, a contabilidade utiliza sistemas específicos da área, que reúnem dados de colaboradores, fiscais, entre outros. No entanto, na maioria das vezes, são plataformas ultrapassadas que não acompanham o aumento da demanda.
Este é mais um exemplo de como o TI beneficia a área ao modernizar os sistemas de gestão, além de viabilizar as atualizações constantes que a função exige.
5. Segurança das informações
Sem dúvidas, as informações são cruciais para a execução de qualquer atividade relacionada ao setor contábil. Logo, cuidar de sua segurança é imprescindível mesmo para proteger o histórico financeiro, tanto de pessoas quanto das empresas.
Aí, mais uma vez, entram as soluções de TI, por meio do cloud e outras soluções tecnológicas que protegem as informações, além de permitir seu acesso remoto.
6. Disponibilidade de dados
Falando em acesso remoto, é indispensável que a pessoa contadora tenha acesso imediato aos dados da empresa ou pessoa a quem presta consultoria. Da mesma forma, precisa que tais informações sejam disponibilizadas em diferentes canais, evitando questões de acessibilidade diante de urgências.
Principais serviços de TI para contabilidade
Diante do exposto, vimos como o TI ajuda o setor contábil em diferentes aspectos. Por isso, vale entender quais são os principais serviços e soluções tecnológicas passíveis de contratação na área. São eles:
1. Sistema de Gestão Integrada
A princípio, a gestão integrada baseia-se em quatro sistemas, sendo eles processamento de transações, informação gerencial, informação executiva e apoio à decisão. Ao implementar uma ferramenta de alta performance, o escritório otimiza fluxos e serviços, aumentando sua eficiência e competitividade.
2. Segurança da informação
Ao contratar uma empresa especializada em TI, ou seja, por meio do outsourcing, a gestão proporciona a implantação de sistemas que garantam a segurança das informações. Isso abrange tanto falhas que levam a perdas quanto proteção contra invasões.
3. Cloud computing
Uma sequência do serviço acima, o cloud computing permite o acesso remoto a arquivos, pastas e sistemas. Da mesma forma, limita a disponibilização de tais informações, bem como alterações e atualizações compartilhadas.
4. Consultoria
Além da parte operacional, um escritório pode contratar uma empresa de TI para prestar consultoria. Neste sentido, recebe orientações quanto a atualizações de softwares, aquisição de programas e manutenção.
5. Suporte
Por fim, o TI ajuda o setor contábil também em suportes mais operacionais, por exemplo, travamento de software, fornecimento de certificados digitais, bem como solução de problemas relacionados a tais ferramentas.
Por que contratar um serviço de TI para meu escritório
Em suma, a adoção de tecnologias da informação pode ser um grande aliado para o setor contábil, uma vez que torna as operações mais ágeis e eficientes. A contabilidade ganha, por exemplo, em flexibilidade ao contratar pacotes adequados à sua agilidade e, consequentemente, redução de custos.
Além disso, o TI ajuda o setor contábil na otimização do trabalho, ao proporcionar sistemas de gestão atualizados, otimização de fluxos e agilidade no atendimento.