Tecnologia a favor da paixão pelo futebol

A popularização da internet e a facilidade do acesso à informação permitiram que o torcedor vivenciasse o seu time para além da partida de futebol em si. Hoje, os amantes do futebol experimentam o amor pelo seu time por meio da tecnologia, acompanhando-os por meio de redes sociais, aplicativos, blogs e canais de YouTube.

 

Isso não está passando despercebido pelas equipes. Nos últimos anos, marcas conhecidas do meio esportivo, como Centauro e Nike, participaram de iniciativas que usam a tecnologia para fazer a aproximação entre torcida e entidade. No texto abaixo, conheça algumas delas, que permitiram trazer o torcedor para ainda mais perto do seu time de coração.

 

Sportainment

Já ouviu falar no termo “sportainment”? Em inglês, é a palavra que combina esporte com entretenimento e tem o objetivo de ampliar as ações que os clubes e federações podem realizar para engajar os torcedores e aproximá-los dos seus times.

 

O Grupo SBF, um ecossistema que envolve a Fisia, a NWB e a Centauro, associou-se à Sportheca, uma startup studio de tecnologia e inovação voltada para a indústria do esporte. Dessa sociedade, formou-se a OneFan, uma sportstech com o objetivo de potencializar a relação entre os clubes e seus torcedores por meio da tecnologia.

 

Assim, a OneFan procura oferecer ao mercado soluções ágeis e de qualidade para criar o engajamento com os fãs, por meio do seu superapp. Trata-se de uma plataforma white label que já conta com mais de 850 mil usuários, sendo utilizado por clubes brasileiros como São Paulo, Flamengo, Coritiba, Atlético Mineiro e Fortaleza.

 

Por meio do aplicativo, não só clube, mas as federações e as ligas parceiras, podem entregar produtos, serviços e experiências exclusivas aos torcedores. Isso é feito com base nas informações de hábitos e comportamentos dos usuários nas plataformas, o que permite ampliar as possibilidades de conexão com os torcedores.

 

Camisa como ingresso

O acesso ao estádio de futebol tem tudo para passar por grandes mudanças nos próximos anos, como por exemplo devido ao novo uso de uma tecnologia conhecida: os chips. Esse equipamento está presente no dia a dia das pessoas em diversos aparelhos, mas já há iniciativas que prometem colocá-los também nas camisas oficiais dos clubes de futebol.

 

Essa tecnologia, chamada de Future Pass, foi feita pela parceria entre a Alluri Sports, Total Player e Companhia Ipiranga de Futebol. Inclusive, ela já está sendo utilizada no Campeonato Paulista deste ano pela Inter de Limeira. A tecnologia consiste no uso de um chip implantado na camisa oficial do time que, ao se aproximar da catraca do estádio, permite que o torcedor tenha acesso a ele.

 

Com isso, é garantida mais agilidade para entrar no estádio, diminuindo o tamanho das filas, além de conforto para o torcedor, que não precisa se preocupar em esquecer o ingresso em casa. Além disso, a tecnologia não é custosa para o clube, podendo produzir camisas em massa e tendo mais um motivo para que os torcedores adquirem os produtos oficiais do time.

 

Conexão emocional com Inteligência Artificial

O uso de softwares e outras tecnologias de Inteligência Artificial de ponta tem possibilitado reforçar o laço emocional entre o clube e seus torcedores. Em 2021, para homenagear o título Mundial de 2006, a Adidas lançou uma nova camisa do Internacional.

 

A campanha de lançamento do novo modelo contou com a voz do capitão e ídolo colorado, o atacante Fernandão, falecido em 2014. A voz dele foi recriada com o uso de Inteligência Artificial, com a leitura de um discurso totalmente inédito. A iniciativa contou com a parceria da Agência EA, responsável pela peça, e a produtora de tecnologia Bizsys, além da participação do clube e da família do atleta.

 

O objetivo era criar e reforçar uma conexão emocional entre torcedores e instituição, resgatando ídolos e momentos de glória do passado. Para a agência, é importante que seus clientes também sejam admirados pelos clientes deles, sendo que tecnologias como essas podem ajudar nessa tarefa.