relacionamento

21 ideias de como melhorar seu relacionamento

Qualidade de Vida

Ideias simples que você pode implementar facilmente para melhorar o relacionamento, de acordo com a ciência.

Se você está em um relacionamento há algum tempo, pode ter notado algumas mudanças. Não é a mesma. A relação se deteriorou com o tempo. É normal que isso cause dúvidas e vontade de melhorá-lo.

Para melhorar a relação de casal, é preciso buscar a comunicação assertiva, trabalhar o desapego e promover a igualdade de tratamento. Buscando o equilíbrio entre intimidade, paixão e compromisso.

Aqui estão 21 dicas úteis para melhorar seu relacionamento

Agende um horário semanal

Talvez seu parceiro tenha pedido para você passar mais tempo com ele. Uma das defesas mais comuns é “mas se vivermos juntos”.

Trata-se do tempo de qualidade que você dedica ao seu parceiro, dando-lhe atenção exclusiva. É importante evitar qualquer outra tarefa.

Eles podem reservar um dia da semana para marcar uma consulta. Evite falar sobre trabalho ou outros assuntos recorrentes. É aconselhável deixar os telefones celulares de lado. A ideia é dar atenção ao outro.

De acordo com estudos, a relação de casal é baseada em quatro componentes:

  • Privacidade
  • Compromisso
  • Romance
  • Amor

À medida que o romance diminui, o relacionamento será sustentado pela intimidade e pelo compromisso.

Como o amor é um processo natural que não podemos controlar, é aconselhável garantir que o romance e a paixão durem. Se não for espontâneo ou natural; conscientemente.

Surpreenda o outro

Diga eu te amo, não apenas com palavras. Colocar um pouco de imaginação quando se trata de agradar seu parceiro fará com que ele saiba que você o ama. Tente dar-lhe uma surpresa agradável.

Existem recursos que são usados ​​há décadas. Com eles você pode conquistar, bajular, se apaixonar, pedir desculpas ou dizer eu te amo:

  • Chocolates, doces.
  • Flores, rosas vermelhas.
  • Poemas de amor, canções românticas
  • Jóias, perfumes.
  • Roupa de baixo
  • Um passeio ao luar ou um jantar romântico.

Esse é um hábito que pode mudar o humor do casal; um dia normal pode ser transformado em um momento para recordar.

Veja fotos juntos

O peculiar das fotografias é que elas geralmente capturam momentos felizes. Servirá para relembrar aqueles momentos especiais e as memórias surgirão. A mídia social pode ser um bom lugar para armazenar essas fotos em um espaço onde ambos possam vê-las.

Um estudo mostraram que as redes sociais são mais benéficas do que prejudiciais para os casais. Geram maior segurança em ambos, troca de mensagens carinhosas e reconhecimento público.

Jogos de tabuleiro para casais

Os jogos de tabuleiro são ideais para melhorar o relacionamento do casal, pois ajudam a fomentar a paciência e o reconhecimento das habilidades e competências de ambos.

Alguns jogos, como o xadrez, ensinam o jogador a planejar ações e suas consequências. Essas habilidades são fundamentais para ter relacionamentos saudáveis. De acordo com Gary Kasparov, as soluções para problemas cotidianos requerem as mesmas técnicas que o xadrez.

Os melhores jogos de tabuleiro para melhorar o relacionamento do casal são: xadrez, dominó, cartas, ludo, Scrabble, Monopoly e Go.

Incentive o apoio mútuo

Compartilhar tarefas domésticas, ouvir uns aos outros, dar uma mão diante do inesperado e confortar um ao outro. Estas são algumas das formas de apoiar o seu parceiro. De acordo com estudos, o apoio mútuo requer quatro condições fundamentais:

  1. Influência mútua. Poder para determinar como seu parceiro age ou pensa e vice-versa.
  2. Vulnerabilidade Compartilhada. Enfrente os perigos juntos.
  3. Responsabilidade de relacionamento compartilhado. Ambos devem enfrentar compromissos.
  4. Afinação mútua. harmonia e compreensão

Fazer o outro sorrir

É gratificante encontrar momentos para rir em casal e aproveitar o lado divertido da vida. Contar piadas e assistir a filmes engraçados são boas opções. Mas o riso pode ser incorporado a qualquer hora do dia.

Um estudo de 2020, bem como várias outras investigações, registraram que o riso contribui para diminuir os níveis de ansiedade, aumenta os laços sociais, a cooperação entre estranhos, o afeto positivo e estimula a liberação de endorfinas.

Visite lugares emblemáticos

Cada casal tem sua própria história. Visitar os lugares de seus primeiros encontros encherá o casal de romance e nostalgia. Você pode organizar uma carona até o local onde se conheceram ou ficaram noivos. Essas memórias tendem a permanecer na memória, devido à carga emocional que contêm.

A lembrança do caminho percorrido juntos e de todas as conquistas alcançadas é um incentivo para continuarmos dando o melhor para o relacionamento. Um estudo nesse sentido indicaram que as emoções influenciam na consolidação da memória, estão ligadas

Tire suas dúvidas

Crie um canal de comunicação com seu parceiro. Através do qual eles se sentem à vontade para perguntar e responder o que os preocupa. Ambos devem cultivar a melhor atitude para formular a pergunta da maneira correta e responder com naturalidade, sem se incomodar.

Não é de surpreender que as respostas a tudo ao nosso redor surjam em nossos pensamentos, é um processo natural, o cérebro constrói uma resposta provável para tudo.

De acordo com o processamento de experiências anteriores, memórias, crenças, expectativas, produz-se uma resposta automática que preenche o vazio ou a dúvida. Portanto, tomar como certo, presumir, supor ou adivinhar é prejudicial para o relacionamento.

Reconheça o tipo de relacionamento em que você está

Existem diferentes tipos de relacionamentos que se formam a partir da combinação: paixão, intimidade e compromisso. Qual é o seu tipo de relacionamento? Pense em qual dessas frases você identificaria seu relacionamento:

  1. Você sente que há proximidade, sentimentos, conexão, afeto, atenção mútua e vínculo afetivo.
  2. Eles tentam manter o amor, independentemente de ser um momento ruim ou bom. Há proximidade, sentimentos, conexão, afeto, atenção mútua e vínculo afetivo.
  3. O compromisso adquirido os une, eles tentam se dar bem em todos os momentos.
  4. Há grande atração física e psicológica, desejo sexual e romance. Eles tentam manter o amor, independentemente de ser um momento ruim ou bom.
  5. Forte atração física e psicológica, desejo sexual intenso e romance.
  6. Eles combinam proximidade, sentimentos, conexão, afeto, atenção mútua e vínculo afetivo. Eles querem estar unidos, há atração física e psicológica, desejo sexual intenso e romance.

Se sua resposta for: seu amor é afetuoso, carece de paixão e compromisso; é um amor sociável, carece de paixão; seu amor é vazio, sem intimidade ou paixão; é um amor arrogante, eles precisam de intimidade; paixão, não há intimidade ou compromisso; amor romântico, requer compromisso.

Sair dançando

O casal precisa de espaços de diversão. A dança traz benefícios à saúde e permite um toque de sensualidade e erotismo. Através do movimento dos corpos, ao ritmo da música, novas sensações podem ser exploradas. Devido à proximidade e contato físico.

Um estudo de 2019 encontraram efeitos positivos da dança em:

  • Memória.
  • A atenção.
  • Equilíbrio.
  • O funcionamento dos neurônios.
  • A percepção dos estímulos.

Cultive seu espaço de paz e harmonia

Se você percebeu que o relacionamento gera estresse, angústia e discussões constantes, talvez seja necessário mudar primeiro a si mesmo. Faça o seguinte exercício de meditação :

  • Defina o alarme.
  • Comece com três respirações profundas, inspirando e expirando lentamente da mesma forma.
  • Continue respirando até que o alarme diga que os 5 minutos terminaram.
  • Durante esse tempo, abandone todos os pensamentos.
  • Concentre-se em sua respiração.
  • Com o passar dos dias, você notará como sua vida recupera a paz.
  • Você vai sentir e entender o relacionamento de forma diferente.

Repita este exercício todos os dias à mesma hora, durante 21 dias.

Respeite seu tempo sozinho

Desejar que tudo esteja em ordem em sua vida pode fazer com que você adote posições erradas. A busca pela perfeição e rigidez nas posições pode afastar seu parceiro. Ninguém gosta de se sentir controlado e vigiado.

O casal deve ter seus espaços a sós, para o desenvolvimento individual. É saudável que todos tenham amigos e atividades para recrear, como: ir à academia, ao salão de beleza ou praticar esportes.

Dar liberdade ao ente querido é mais benéfico do que amarrá-lo. De acordo com estudos, a ausência de limites, ciúmes e controle, causam dificuldades nos relacionamentos. Uma certa distância contribui satisfatoriamente no romantismo, no erotismo e no contato sexual.

Escreva sua história

Escrever a história e preservá-la para as gerações futuras é um projeto que vocês podem empreender juntos:

  • Se você não tem jeito para escrever, pode contratar um escritor para fazer sua lição de casa para você.
  • Recomenda-se iniciar em ordem cronológica.
  • A história deve ser contada em voz alta, tendo o cuidado de registrar todas as informações em áudio.
  • Dividi-lo em capítulos deixará o trabalho mais organizado.
  • Faça uma lista das pessoas envolvidas em sua história.
  • Faça seu primeiro rascunho. Leia, edite e continue.

Spa para dois

O objetivo é obter o benefício corporal dos tratamentos e incorporar um novo elemento de prazer:

  • Crie a atmosfera com um fundo musical.
  • Decore com flores e velas perfumadas.
  • Coloque morangos ou pepino em fatias finas no rosto dela.
  • Esmague o abacate no almofariz, adicione algumas gotas de azeite e aplique no cabelo.
  • Misture mel e flocos de aveia e massageie as mãos e os pés.
  • O aroma tropical do óleo de coco irá ajudá-lo a fazer uma massagem suave no seu parceiro.

Verifique regularmente como eles se sentem

Se você estiver atento, poderá detectar os sinais de alerta em seu relacionamento romântico. A deterioração de um relacionamento ocorre gradualmente. Você só tem que prestar a devida atenção.

Pergunte a si mesmo com frequência: como estou e como estou me sentindo no relacionamento? E faça a pergunta ao seu parceiro. É uma forma de medir a temperatura do relacionamento.

Formule novos desafios

É muito gratificante atingir os objetivos propostos, ainda mais se você os alcançou com o apoio do seu parceiro. A satisfação de seguir em frente provoca sensações agradáveis, que o encherão de motivação, bom humor e alegria.

Refrescar a admiração que você provoca em seu parceiro e o prazer dele em vê-lo ter sucesso é um estimulante natural para o amor, um verdadeiro afrodisíaco.

Adotar um animal de estimação

Adquirir essa responsabilidade conjunta trará surpresas, alegria e muitas risadas para sua casa.

Algumas ideias de atividades em casal se você adotar um animal de estimação:

  • Escolha um nome.
  • Marque uma consulta com o veterinário, para que apliquem vacinas.
  • Visite o pet shop para comprar uma coleira, comida e acessórios.
  • Ensine-lhe truques.
  • Saia juntos para passear com o animal de estimação.

Cuidar da sexualidade

Os problemas da sexualidade no casal são transferidos para todos os aspectos da vida.

Para as mulheres o ânus é uma parte do corpo que é cheio de terminações nervosas, por isso, a mulher pode sentir muito prazer. Para os homens a próstata é uma grande fonte de prazer masculino, sendo exatamente essa parte do corpo que os plugs estimulam. Além disso, caso a mulher esteja usando um plug anal pesado, como por exemplo: de metal, esse acessório irá provocar um estimulo a mais no pênis.

A relação sexual não deve ser monótona, nem fugaz. Devem ser incluídas variantes, que podem ser agendadas com antecedência, para conhecer os limites de cada uma. De acordo com a pesquisa diretrizes para satisfação sexual são:

  • Desenvolva expectativas sexuais positivas e realistas.
  • Explore opções sensuais e sexuais.
  • Comunicar desejos sexuais.

Explorar suas áreas escuras

Cada indivíduo possui um lado sombrio, áreas pouco exploradas ou desconhecidas. Estes fazem parte do subconsciente de todos e surgirão com o tempo. Em um casal, estes se combinam e geram, por sua vez, outras realidades. Considere as seguintes perguntas:

  • Qual é o seu maior medo?
  • Qual é a sua maior insegurança?
  • O que mais te incomoda em mim?
  • O que você não perdoaria?
  • Do que você se arrepende?
  • Qual é o seu maior desejo?

Para construir um relacionamento, cada integrante deve preservar sua individualidade e se comunicar, para não acumular raivas ou mal-entendidos.

Devemos evitar atender às expectativas de sermos amados e aceitos. As expectativas no início são pessoais, partem de esquemas gerados pelo inconsciente e depois respondem a modelos aprendidos na infância.

Não deixe que seus problemas pessoais interfiram no casal

O casal deve criar um espaço para dois, no qual nada mais tenha espaço. Quando problemas ou situações do cotidiano, da família ou do trabalho são trazidos para o relacionamento, os resultados são negativos. Por mais que um evento os afete ou os preocupe, eles devem tentar não prejudicar o relacionamento. Diversas situações como:

  • Problemas no trabalho.
  • Doença de um familiar.
  • Dificuldades econômicas.
  • Uma ligação de um ex-parceiro.
  • Perda de um parente.
  • Opiniões e críticas de parentes ou amigos.

Estes são alguns dos eventos que podem afetar um ou ambos os membros do casal. Sem dúvida, por serem inesperados e causarem desconforto, tendem a ser transferidos para o relacionamento do casal.

É aconselhável fazer todo o possível para resolvê-los, se possível. Caso contrário, administre a dor e o medo, apoiando-se mutuamente, mas sem prejudicar o relacionamento.

Considere fazer terapia

Aceite que você não tem com você todas as respostas, nem todas as soluções. Sua saúde mental e física deve vir antes de qualquer outra circunstância da vida.

Viva e trabalhe seu relacionamento apenas até que seja seguro. Se você estiver em constante dor, drama ou estresse, procure ajuda profissional. Um terapeuta é uma opção a considerar quando você sente que não consegue superar os obstáculos que surgem no relacionamento.

Em resumo

Melhorar o relacionamento do casal é um acordo que envolve ativamente seus membros. Aqueles que de forma flexível e voluntária enfrentam os problemas e as diversas situações da vida em comum.

A relação de casal exige trabalho e a decisão diária de permanecermos unidos, caminhando juntos na mesma direção e com o mesmo objetivo. Não tentar mudar o outro é uma das chaves para uma convivência saudável.