Como usar um macaco hidráulico automotivo?

Quem já precisou trocar um pneu do carro sabe o quanto a situação pode ser complicada, principalmente quando um pneu fura justamente quando se está com pressa. Mas para fazer um trabalho bom e rápido, deve-se manter a calma e usar as ferramentas à disposição. 

Uma das ferramentas mais importantes para esta ocasião é o macaco hidráulico automotivo, que facilita muito todo o processo da troca de pneus. Se você já passou pelo sufoco de não conseguir trocar o pneu ou se quer aprender como fazer isso de forma eficiente, continue a leitura. 

O que é um macaco hidráulico automotivo?

O macaco hidráulico é uma pequena ferramenta, mas muito útil pois consegue levantar uma grande quantidade de peso sem muito esforço. Com isso, pode ser usado em oficinas mecânicas ou mesmo em situações de emergência no cotidiano. 

A ferramenta ganhou este nome por questões de marketing, já que na época, a empresa americana que fabricava o macaco hidráulico, decidiu associar o produto ao filme King Kong, lançado na mesma época. 

Sinônimo de força, o macaco hidráulico é usado não só no contexto automotivo, mas também para outras situações em que é preciso elevar algo pesado, como cargas, equipamentos ou outros produtos. 

Quais os tipos de macaco hidráulico automotivo?

O macaco hidráulico é uma ferramenta que tem mais de uma variante. Conheça os principais modelos:

  • Macaco hidráulico tipo jacaré: É o tipo mais comum quando se pensa em ferramenta para troca de pneus e é famoso por seu sistema de alavanca. 
  • Macaco hidráulico tipo garrafa: Mais usado para erguer grandes pesos, como mercadorias, a ferramenta também é usada no meio automotivo. 
  • Macaco hidráulico tipo joelho: Ferramenta usada para erguer apenas um dos lados do veículo, dessa forma, amplamente usada em oficinas mecânicas.
  • Macaco hidráulico tipo sanfona: Modelo mais compacto, também comumente usado para manutenção de carros e outros veículos. Seu uso requer, idealmente, superfícies planas. 

Como usar um macaco hidráulico automotivo?

Sabendo o que é um macaco hidráulico e o quanto ele pode ser útil, é necessário saber como usá-lo em uma emergência, como um pneu furado. Confira o passo a passo.

Preparação

Antes de qualquer ação para trocar o pneu, certifique-se que seu veículo está em um ambiente seguro para você. Para isso, você deve sinalizar a área e preparar as ferramentas.

  • Coloque o triângulo a uma distância de pelo menos 30 metros do veículo. Se o local tiver curva, triplique a distância, ou seja, sinalize a pelo menos 90 metros de distância (cada passo largo equivale a cerca de um metro). 
  • Caso não tenha o triângulo, busque outras formas de sinalizar a área, como usando galhos de árvores, por exemplo.
  • Ligue o pisca-alerta
  • Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha
  • Verifique as condições do estepe e se ele pode ser usado

Posicione o macaco

Após toda a preparação e verificação do estepe, está na hora de usar o macaco hidráulico automotivo para a troca do pneu. Para isso, retire a calota e posicione a ferramenta. Na maioria dos casos, ao abaixar-se, você conseguirá encontrar o ponto de contato com facilidade. 

Os veículos têm uma marcação sinalizando o local correto para o posicionamento da ferramenta. Com isso, é só deixar o macaco hidráulico bem embaixo da indicação. 

Afrouxe os parafusos e levante o carro

Ainda com o carro no chão, afrouxe as porcas ao redor dos parafusos com uma chave de roda. Caso precise fazer muita força, encaixe a chave, pisando nela, garantindo que a porca consiga afrouxar um pouco, mas sem soltar-se. 

Em seguida, acione o macaco até o ponto de contato. Lembre-se de não ultrapassar a capacidade permitida e travar a válvula do macaco, caso contrário, poderá causar um acidente. 

Erga o carro

Agora está na hora de realmente usar a ferramenta: acione o macaco, certificando-se de que ele está estável. Com isso, solte os parafusos, deixando um espaço maior para o pneu, já que o novo pneu é maior do que o vazio. 

Posicione o pneu

Posicione o estepe no local e aperte os parafusos. Em caso de pneus com quatro furos, para facilitar o processo, faça o processo em forma de X, apertando os parafusos em diagonais opostas. Em caso de cinco furos, o ideal é fazer o formato de estrela. 

Finalização

Com o pneu bem fixado, abaixe o carro e retire o macaco. Para isso, destrave a ferramenta com cuidado e o próprio peso do veículo fará com que chegue ao chão. É importante ressaltar que não se deve deixar o pneu furado ou danificado no local, mas descartá-lo em um ecoponto. 

Agora que você sabe como usar um macaco hidráulico mecânico, não vai passar sufoco na hora de colocar um estepe, não é? Compartilhe com um amigo que precisa aprender isso também.