Índice do Conteúdo
Você vai construir sua nova cozinha. Ou, pelo contrário, você vai reformar sua cozinha atual.
Encontrar-se entre uma dessas situações é inevitável e se perguntar quais equipamentos e torneiras de cozinha serão escolhidas, pode ser bem complicado. Mas o que deve ser levado em consideração na hora de selecionar a torneira perfeita? Vamos analisar.
A funcionalidade
A experimentação culinária requer torneiras de cozinha práticas e fáceis de manusear.
Por esta razão, o design escolhido deve garantir aspectos como poder movimentar-se melhor durante a cozedura, melhorar a higiene dos utensílios de cozinha e a lavagem dos alimentos ou facilitar a abertura das torneiras.
A qualidade dos materiais
A durabilidade é algo altamente valorizado pelos usuários. E se você investir em uma torneira de cozinha de alto design, é necessário que seja uma peça durável, resistente ao uso e à passagem do tempo e de fácil manutenção.
O desenho
A torneira é um elemento central na cozinha, uma peça que costuma chamar a atenção, embora possa não parecer à primeira vista. E é que geralmente está localizado em um local privilegiado, próximo ao espaço de trabalho.
Por isso, o design da torneira é fundamental e deve ser escolhido com cuidado: ela se encaixa no estilo da cozinha? Atende às expectativas de romper com o design alcançando um estilo eclético?
Por isso, na hora de reformar a cozinha, as torneiras a serem instaladas devem levar em consideração alguns fatores. O design, o espaço, a pressão da água disponível em casa ou o consumo podem fazer pender a balança para uma escolha ou outra.
A pia é a primeira coisa a considerar
Atualmente, as torneiras de bancada estão amplamente difundidas, embora em espaços pequenos haja a opção de usar torneiras de parede. Assim, será necessário ter cuidado com a medição da distância entre as tomadas de água.
O objetivo é sempre não complicar nossa vida mais do que o necessário com a instalação. Ah, e se tivermos duas pias, a torneira no meio.
Que tipo de torneira eu preciso?
Bimando: o mais tradicional. Inclui dois controles, um para água fria e outro para água quente, embora cada vez menos seja exigido.
Monocomando: é o modelo que acabou por se impor, quer pela sua relação qualidade/preço, facilidade de instalação e, sobretudo, porque tem um só manípulo para regular o caudal e a temperatura da água.
Bico alto ou horizontal: indicado em recipientes grandes: potes, panelas, caçarolas, baldes e garrafas grandes.
Bica extraível: útil em lavatórios pequenos e grandes. No primeiro caso, podemos lavar pequenos objetos com um bico alto normal. E com grandes recipientes, vamos extraí-lo para adaptá-lo à postura. Também nos facilitará a vida no caso de encher o balde com lavagem.
Bico articulado: perfeito em lavatórios situados por baixo de janelas que abrem para dentro. Como alternativa, também podem ser utilizadas torneiras de bica invertida ou de bica horizontal.
Torneira gourmet: Usadas geralmente em cozinhas, mais especificamente em “ilhas”, estas torneiras são objetos funcionais e decorativos.
O material estrela das torneiras é o aço inoxidável
Durável e fácil de limpar. Por outro lado, o cromo parece notavelmente bom, mas exige que o seque bem para preservar sua aparência.
E não vamos esquecer tendências mais modernas como preto fosco ou até cores. Tudo vai depender da busca da harmonia com puxadores, azulejos, móveis, etc.
Por fim, vale a pena rever quais tecnologias nos ajudarão a aumentar a economia de água:
Aeradores: misturam a água com o ar sem diminuir a sensação da quantidade de água.
Sistema central de abertura de água fria: apenas com torneiras misturadoras, a água quente abre apenas se virarmos à esquerda ou à direita.
Sistema de posição de abertura dupla: é baseado em duas posições de alavanca. Meia vazão flui em um e 100% no outro.
Com certeza analisando todas essas informações você vai saber exatamente como comprar a melhor torneira para sua cozinha.