Índice do Conteúdo
Escolha do modelo apropriado dependerá das atividades que o usuário realizará com o aparelho
Avaliar a compra de um novo notebook, seja para uso pessoal ou para o trabalho, nem sempre é uma tarefa simples. Os termos técnicos para descrever as suas características muitas vezes confundem as pessoas, que acabam em dúvidas sobre qual escolher.
Dessa forma, entre os vários tipos de notebook disponíveis no mercado, é preciso conhecer um pouco mais sobre os pontos principais que devem ser analisados. Abaixo, entenda melhor quais são algumas das características que devem ser observadas para comprar um notebook novo.
Processador
Considerado o “cérebro” de um notebook, o processador é uma das principais partes que devem ser analisadas. Ele é responsável por comandar as funções do aparelho, sendo que, para executar tarefas mais robustas, é recomendado ter processadores mais potentes.
Assim, tudo dependerá da sua rotina com o notebook. Caso a ideia seja usá-lo para tarefas como edição de imagem e vídeo, ou para jogar games com gráficos mais pesados, recomenda-se processadores de ponta — algo que encarece bastante o preço do notebook.
Porém, esse não é o caso se o notebook for usado para tarefas diárias mais simples, como navegar pela Internet, assistir vídeos, utilizar o Microsoft Office ou para jogos de gráficos mais baixos. Nesses casos, um processador intermediário será o suficiente para um funcionamento sem problemas.
Memória RAM
Trabalhando junto ao processador, a memória RAM colabora para que o aparelho ofereça uma resposta mais rápida, para que você não fique esperando a execução de pastas e programas. Assim, quanto maior ela for, mais o notebook será ágil e terá menos chance de travar. Porém, claro, quanto maior a memória, também mais caro fica o aparelho.
O mínimo recomendado para aparelhos que utilizam sistemas como o Windows 10 ou 11 é de 4 GB. A partir de 8 GB, o desempenho tende a ser mais fluído. Assim como no caso do processador, a escolha mais apropriada depende do propósito que o notebook terá em seu dia a dia.
Armazenamento
Um detalhe importante é o armazenamento disponível no notebook. A maioria dos presentes no mercado são entre 500 GB e 1 TB. De um modo geral, a primeira opção é o suficiente para o que o usuário precisa, a não ser que ele utilize-o para salvar muitos arquivos, ainda mais arquivos pesados, e instalar uma série de programas: aí, é melhor comprar um com armazenamento maior.
Porém, é importante atenção também ao tipo de armazenamento. Os tradicionais discos rígidos (HD) podem ser substituídos, em alguns casos, pelo modelo SSD, que oferece muito mais agilidade para o aparelho, apesar de ter um espaço de armazenamento menor.
Tela
Em relação à tela, devem ser considerados o tamanho e a resolução do display. Quanto ao tamanho, há opções diversas no mercado, indo desde 11,6 polegadas até modelos com mais de 17 polegadas. Assim, novamente, vai depender do uso que ele terá.
Quem vai se locomover bastante levando o notebook, uma opção que tenha 14 polegadas ou menos deve ser o ideal. Isso porque é mais fácil colocá-lo em uma bolsa ou mochila e levá-lo para diferentes lugares. Agora, caso o notebook fique em casa ou no escritório, um modelo com ao menos 15,6 polegadas pode conferir o conforto necessário para as atividades do usuário.
Já em relação à resolução, recomenda-se optar por um notebook que tenha tela full HD, especialmente quando se tem a tela maior. Os modelos com tela HD também são uma opção viável, mesmo que não se tenha a mesma experiência proporcionada pela tela full HD.
Bateria
A bateria é uma peça chave no notebook, importante sobretudo ao levá-lo para locais em que não seja possível deixá-lo conectado na tomada. Dessa forma, é importante procurar na descrição do produto qual é a autonomia do aparelho, uma vez que quanto maior a bateria durar, mais tempo ele poderá funcionar sem precisar se conectar a uma fonte de energia.
Recursos e acessórios
Por fim, não deixe de prestar atenção aos demais recursos e acessórios que compõem o notebook. Caso sua rotina demande câmera para reuniões online, procure por modelos que tenham uma webcam acoplada. Tem também opções com sensor de impressão digital, o que dispensa digitar a senha para acessar o sistema operacional e oferece mais segurança.
Fique de olho também nas portas e conexões presentes no aparelho. Ele deve ter quantidades suficientes de entradas USB para conexão de mouse, pen drive e teclado auxiliar, se necessário. Também é preciso ter as entradas de fone de ouvido, microfone, leitor de cartão SD ou micro SD, porta ethernet para conexão com Internet e porta HDMI, que possibilita conectá-lo à televisão.