Índice do Conteúdo
A tecnologia está cada vez mais presente nas relações e no dia a dia do brasileiro. As relações interpessoais se adaptaram a esse novo modo de se comunicar e trabalhar.
Dentro das possibilidades oferecidas pelas inovações tecnológicas, destaca-se também as variadas formas de entretenimento.
Hoje em dia, é possível ter acesso a vídeos, filmes e jogos sem a necessidade de sair de casa. Outro bom exemplo disso são os sites que oferecem apostas online (https://br.netbet.com/), que levam aos usuários, uma enorme gama de eventos totalmente ao vivo, que necessitam apenas de um aparelho conectado à internet.
Com todas essas facilidades provocadas pelas inovações tecnológicas, a área da educação tem sido bastante afetada e tende a mudar de forma drástica.
Atualmente, tecnologia e educação tem andado lado a lado de modo a auxiliar e aumentar o modo de aprendizagem. Isso ocorre porque as gerações atuais costumam ter mais afinidade com os equipamentos e dispositivos tecnológicos, mudando assim a sua forma de interação com o mundo.
Nesse aspecto, as instituições de ensino mais tradicionais precisam lançar mão de novas ferramentas para conseguir acompanhar esse processo e estabelecer meios mais eficientes de ensinar.
Ferramentas tecnológicas usadas diretamente no ensino
Existem muitas ferramentas tecnológicas usadas na educação, e seu uso varia de acordo com o nível de ensino e o assunto específico que está sendo ensinado. Algumas das ferramentas mais comuns usadas na educação incluem:
Realidade Aumentada
A realidade aumentada possibilita que muitos conteúdos possam ser mais bem explorados pelos alunos em sala de aula. Na realidade aumentada, o aluno aponta o celular ou tablet para um QR Code e uma imagem tridimensional é exibida na tela.
Essa imagem pode, então, ser explorada de forma ainda mais detalhada do que uma mera figura na página de um livro, por exemplo. Esse tipo de ensino é muito usado em faculdades de arquitetura, onde é necessário que o aluno tenha uma maior compreensão dos ângulos de uma construção para poder estudá-la e, eventualmente, reproduzi-la da melhor forma.
Lousa Digital
As lousas digitais são grandes telas sensíveis ao toque que podem ser usadas para exibir e manipular conteúdo, fazer anotações e interagir com recursos multimídia.
Alunos e professores podem fazer apresentações e buscar informações em tempo real, ampliando o conhecimento. Além disso, não há a necessidade do aluno copiar tudo o que está escrito na lousa, já que o conteúdo pode ser compartilhado via rede.
Inteligência Artificial
A IA pode ser usada para personalizar a experiência de aprendizado de alunos individuais, bem como para automatizar certas tarefas administrativas, como classificação e avaliação.
Por meio dessa tecnologia, os professores conseguem avaliar facilmente os conhecimentos dos alunos e identificar suas dificuldades. Desse modo, o planejamento das aulas é facilitado, tornando cada abordagem mais eficiente.
Gamificação
Essa ferramenta envolve a incorporação de elementos semelhantes a jogos no processo de aprendizagem para torná-lo mais envolvente e interativo. Além de serem mais eficientes no processo de interação entre aluno e conteúdo, essas plataformas digitais podem incorporar uma grande variedade de habilidades sociais e de solução de problemas já vistas antes.