Índice do Conteúdo
O filme Pantera Negra foi mais do que somente uma estreia do entretenimento cinematográfico de super-heróis da Marvel em fevereiro de 2018. Pois transformou a maneira como o mundo enxerga os sucessos de bilheteria, confirmando que podem mudar consideravelmente o entretenimento como narrativa de super-heróis, significado cultural e representação de público no cinema.
Desse modo, a película foi muito mais do que um enredo de super-heróis, sendo formidável a forma como um filme solo da MCU levantaria tantos temas relevantes e causaria tanta repercussão mundial.
Assim, o cinema é um dos principais meios de entretenimento da sociedade, logo um filme que empodera a cultura africana tem muitos impactos, como:
Representação de personagens negros
É fácil ver que Pantera Negra é um divisor de águas na indústria cinematográfica do entretenimento em relação à sua produção, mas também inclui uma representação muito aprimorada de personagens negros. Pois eles são multidimensionais e têm suas próprias histórias e experiências pessoais.
Além disso, não são forçados a nenhum papel único, desafiando a ideia de que pessoas de minorias estão limitadas às narrativas superficiais que a sociedade geralmente espera.
Construção de mulheres negras
O uso de personagens completos no filme não termina com aqueles que são homens. Assim, o estereótipo de personagem das mulheres negras em filmes é alto e dramático, percebido como um problema de atitude. Onde são consideradas mandonas, agressivas e às vezes até mesquinhas.
Em contrapartida, as personagens femininas de Pantera Negra desafiam as expectativas tradicionais e irradiam poder. Dessa forma, o filme retrata várias mulheres negras poderosas sem objetificá-las e super-sexualizá-las como muitas obras de entretenimento fazem.
Definição do legado de Chadwick Boseman
Perder este ator foi inesperado e doloroso para o público do cinema mundial. Porque Boseman era extraordinário e não podia ser replicado, com um talento inquestionável para o ramo do entretenimento.
Ele continuou a enaltecer sua profissão cada vez que aparecia na tela. Assim, tanto o filme quando o intérprete de T’Challa se tornaram a representação do que ainda pode ser gerado, um cenário futuro lindo do qual Boseman sempre teve muito orgulho.
Reconhecimento de filmes da MCU no Oscar
As películas de super-heróis tendiam a ser esnobadas nas premiações de entretenimento, principalmente no Oscar. Porém, O Cavaleiro das Trevas confirmou que há possibilidade de ganhar tal reconhecimento obtendo dois Oscars (Melhor Performance póstuma de Ator Coadjuvante e Edição de Som).
Entretanto, Pantera Negra teve a capacidade de mostrar que filmes de super-heróis cheios de ação e coloridos do tipo da MCU são dignos de prêmios. Assim, no 91º Oscar, a película recebeu sete indicações e ganhou três Oscars: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino.
Aparição do afrofuturismo no mainstream
O 18º filme da MCU surpreendeu por exaltar o Afrofuturismo para o grande público do entretenimento. Em que este é um movimento cultural que agrega o progresso tecnológico com a diáspora africana evolutiva. Sendo assim, o filme todo está cheio de simbolismos da estética afrofuturista.
Promoção de modelos da tecnologia e da ciência para a juventude negra
Graças a sua apresentação elegante do Afrofuturismo, o filme ajudou a promover e aumentar o interesse pela tecnologia e ciência entre os mais jovens, principalmente a juventude negra.
Grandes audiências com um elenco predominantemente negro
Embora o grande sucesso de bilheteria possa ser atribuído à marca Marvel Studios, não há sobre o que duvidar que um elenco majoritariamente negro ajudou a alcançar os milhões arrecadados.
Movimento pela representação e diversidade no entretenimento
Pantera Negra se tornou a película de super-herói que solidificou o argumento de mais representação e diversidade nos filmes de super-herói. Anteriormente, jamais uma minoria predominou num blockbuster inteiro. Então, graças a esse filme, a oportunidade se apresentou. E foi por ele que a Marvel autorizou maior diversidade nos elencos principais.
Estabeleceu o padrão dos super-vilões
Killmonger, vilão de Pantera Negra, trouxe a luz discussões sobre disparidade cultural. No entanto, raramente um vilão da Marvel tem tantas camadas que estabeleçam um padrão. Assim, em oposto a outros que possuem motivações ridículas e esteriotipadas, a raiva de Killmonger sobre a apropriação de sua cultura, a história dos negros e o tratamento de sua raça é válida e dá certa empatia ao personagem.
Apresentação de super-heróis menos conhecidos
Praticamente todas as películas de super-heróis atualmente deixam sua marca na cultura pop. Mas Pantera Negra conseguiu um grau de popularidade sem precedentes que o alçaram quase ao patamar de personagens como Homem-Aranha e Homem de Ferro. Afirmando que um herói dos quadrinhos não precisa ter um nome conhecido para se tornar sucesso no cinema, basta uma boa história.