Outsourcing de TI

O que é outsourcing de TI?

Prestação de Serviços Marketing

Se você é dono de empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, já deve ter pensado em terceirizar alguns serviços. Limpeza e segurança são os setores mais comuns quando se trata do assunto, mas já pensou em passar serviços de TI para uma empresa externa?

O outsourcing de TI é justamente isso, a terceirização de serviços que envolvem a tecnologia da informação. A prática tem se popularizado e pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. 

Mas se você ainda nunca ouviu falar sobre o outsourcing de TI, continue lendo este artigo, em que explicamos mais sobre a dinâmica dessa prestação de serviço!

O que é outsourcing de TI?

O termo em inglês significa a terceirização de serviços da área de tecnologia. Com isso, sua empresa contrata outra, especializada em TI, para cuidar de algumas ou todas as atividades relacionadas à área. 

Hoje, mais do que nunca, investir no setor de tecnologia da informação é essencial, não somente para a segurança da sua empresa, mas também para o sucesso de todas as suas operações. 

Por isso, é importante sempre se manter atualizado sobre os melhores recursos tecnológicos para a sua empresa, mas nem sempre é fácil se estar a par de tudo, motivo da popularização da outsourcing de TI. 

Quais os benefícios do outsourcing de TI para empresas? 

Segundo o International Data Center Brasil (IDC), até o final de 2022, 19% das empresas trabalharão com outsourcing de TI. O motivo? O serviço garante que empresas tenham equipamentos tecnológicos, assistência técnica, segurança e mais, tudo com suporte de profissionais da área. 

Com isso, em prazos, a empresa que você contratar deverá mostrar quais atividades foram desenvolvidas e seus resultados, além de vários outros benefícios. Confira alguns deles:

Agilidade na otimização e resolução das tarefas

No mercado atual, as empresas mais ágeis são as que têm vantagem, por isso, estratégia é fundamental. E para garantir que tudo seja feito no tempo certo e trazer os resultados desejados, todos os processos internos precisam estar em constante otimização. 

Além disso, o serviço também garante que a infraestrutura da sua empresa esteja sempre atualizada, gerando maior eficiência. Com isso, conseguir bons resultados, respondendo às demandas de forma assertiva fica muito mais fácil. 

Custos mais baixos

Assim como outros serviços terceirizados, o outsourcing de TI é negociado com uma empresa, que oferece uma série de serviços ou pacotes, pagos mensalmente com uma taxa fixa. 

Com isso, os custos da sua empresa diminuem, já que não é você que deverá lidar com o funcionário e todos os benefícios que o trabalhador deve ter, como encargos trabalhistas, férias e infraestrutura de ponta. 

Este é um dos principais fatores que fazem com que muitas empresas no mundo tenham adotado esse sistema. 

Qualidade do serviço de TI

Com uma equipe altamente qualificada e já entrosada, sua empresa não precisa se preocupar com nada, já que os profissionais já têm todos os treinamentos e certificações necessários. 

Além disso, contar com uma empresa garante que qualquer eventual problema seja resolvido de forma mais rápida, causando pouco ou nenhum transtorno. Isso porque a empresa que terceiriza o serviço de TI tem um Service Level Agreement (SLA), que especifica em documento, tudo o que deve ser feito e está incluído no serviço. 

Garantindo mais transparência, agilidade e trabalho extremamente profissional, o outsourcing de TI é a melhor alternativa para empresas que não querem preocupações com mais um setor interno. 

Com segurança e equipamento de ponta, reflita sobre o que sua empresa mais precisa agora e se a terceirização de TI é uma delas. Compartilhe com um amigo que também deve conhecer os benefícios do outsourcing de TI.