Posicionamento de site: como verificar se o site está posicionado corretamente

Quando você decide posicionar seu site por uma agência externa, é bom poder controlar você mesmo suas atividades. Cada boa agência fornece relatórios regulares sobre as atividades e a visibilidade atual do site.

Vale a pena conhecer o que significam os dados individuais nos relatórios, bem como saber se as atividades de SEO são realmente realizadas – principalmente no início de uma cooperação com uma nova empresa.

Para que o site seja claramente visível no mecanismo de busca Google, suas subpáginas devem ser otimizadas – tanto em termos de aspectos mais técnicos quanto de modificações de conteúdo. As atividades de link building também devem ser realizadas para o site, aumentando sua posição nos resultados de pesquisa.

A seguir, apresentamos alguns elementos básicos que vale a pena prestar atenção no posicionamento – especialmente no início da cooperação com uma nova agência.

 

1. Otimização adequada do site

A otimização das subpáginas mais importantes é realizada principalmente no início do posicionamento, após a seleção das frases-chave e após a auditoria do site. Durante toda a cooperação, boas agências realizam auditorias de controle periodicamente e realizam pequenas otimizações no local para obter resultados ainda melhores.

Você pode verificar rapidamente se a otimização do seu site foi implementada.

Em primeiro lugar, preste atenção à tag <title> – este é o texto exibido na barra de guias do navegador. A tag de título otimizada deve conter as palavras-chave mais importantes para uma determinada subpágina e o nome da empresa/marca. Você pode conferir o exemplo da loja de sapatos masculinos Vocca.

Deve ser único e descrever com precisão o que está na subpágina. Se já se passou um mês desde a auditoria inicial e o título da sua página inicial ainda diz “Casa”, mas é apenas o nome da sua empresa, então algo está errado.

 

 2. Conteúdo do site

Hoje em dia, sem o conteúdo exclusivo do site, não existe um posicionamento efetivo. Dependendo do contrato e do orçamento, a agência SEO irá preparar o conteúdo por conta própria ou expandir / otimizar os existentes, ou ainda preparar uma série de orientações para você, de acordo com as quais você precisará redigir os textos.

Se já passou algum tempo e você ainda não tem certeza se o conteúdo do site foi ampliado, vale a pena perguntar sobre o seu estado atual.

 

3. Links apontando para o site

O edifício da ligação é outro elemento importante do posicionamento. Dependendo da estratégia, esses links podem ser mais quantitativos (por exemplo, catálogos) ou qualitativos (por exemplo, artigos patrocinados).

Vale a pena atentar para o aumento de links em um determinado período – se não houver mais vínculos desde o início da cooperação com a agência – pode indicar um problema.

Aqui, no entanto, você deve se lembrar que links antigos podem ser removidos com o tempo – então, apesar da agência obter links novos e valiosos, o gráfico de crescimento ainda está de pé.

O assim chamado “texto âncora” ou palavras que constituem o link que leva ao site. Podem ser o nome da empresa, o endereço do site ou palavras-chave. Este último ajuda a fortalecer o posicionamento para frases específicas. É melhor manter um equilíbrio saudável entre as frases-chave e os links não-chave.

Geralmente, cada agência tem seus próprios métodos e estratégias de link building selecionados que funcionam melhor para eles. Portanto, se você não tem certeza de como é o caso do nosso site, vale a pena falar com a agência responsável pelo SEO.

 

4. Verifique a visibilidade da página

Antes, sob a influência do posicionamento no site, haver mais tráfego e mais transações, o site começa a ganhar visibilidade. Este é o primeiro “sintoma saudável” de atividades eficazes de SEO – o número de frases-chave nas quais a página fica visível aumenta e as posições de frases individuais sobem.

A visibilidade do site pode ser avaliada tanto em ferramentas pagas (ex: TOP 50 no Ahrefs) quanto no Google Search Console gratuito (“Views”).

Dependendo das condições do site, o aumento de visibilidade pode ocorrer mais cedo ou mais tarde. Para páginas novas e pequenas sem histórico, você pode descobrir que só experimenta mudanças significativas no número de visualizações após alguns meses. No entanto, na maioria dos casos, os primeiros efeitos aparecem mais rapidamente.

Acima, listamos apenas alguns dos elementos que indicam atividades de posicionamento. Lembre-se – se você não tiver certeza sobre algo ou se os relatórios que receber não forem compreensíveis – entre em contato com sua agência!