quais os benefícios de desenhar para adultos

Quais os Benefícios de Desenhar para Adultos?

Educação

Quais os Benefícios de Desenhar para Adultos? | O desenho tem muitos benefícios e pode melhorar nossas vidas de diversas maneiras. Entre os adultos, o desenho é geralmente visto como um hobby ou uma atividade restrita apenas aos artistas, mas a pesquisa descobriu muitos benefícios do desenho tanto para crianças quanto para adultos.

Vários estudos de pesquisa ao longo de muitos anos demonstraram porque o desenho é importante e como ele pode melhorar nossas vidas em muitos níveis. O desenho pode ser uma ferramenta usada para planejar, aprender e lembrar informações, e também pode melhorar nosso bem-estar emocional. Confira mais detalhes em nosso site.

As crianças e o desenho

As crianças pequenas são artistas prolíficos e imaginativos. Eles desenham com grande orgulho e liberdade. Começando com linhas simples e rabiscos alegres como uma criança pequena, eles logo passam para desenhos mais figurativos. Às vezes, eles simplesmente desenham um arco-íris ou uma flor porque é bonito e os faz felizes. Outras vezes, seus desenhos retratam uma narrativa inteira com uma grande aventura e uma abundância de detalhes. Eles exibem e entregam sua arte com orgulho.

Muitas crianças não recebem instruções de desenho que as façam avançar além do sol, flores e casas retangulares planas de que se orgulhavam durante seus primeiros anos de escola primária. Para muitas, seus platôs de nível de habilidade e seu interesse e confiança se afundam.

Ao abandonar o desenho, as crianças deixam para trás não apenas um hobby, mas também uma ferramenta chave de aprendizagem. O desenho é um meio de observar de perto o mundo ao nosso redor, registrando o que observamos e usando isso como base para uma investigação mais aprofundada. Ele pode ser um ator importante em nosso diálogo interno enquanto trabalhamos através de desafios conceituais.

Quais os Benefícios de Desenhar para Adultos?

Embora o desenho possa ser divertido e expressivo, é também uma ferramenta que pode auxiliar no registro, processamento e memorização de informações. Ao tomar notas ou planejar um projeto, as pessoas geralmente confiam nas palavras, mas o desenho é uma ferramenta eficaz também para estas tarefas, às vezes até mais eficaz.

Historiador de design e autor de Stick Figures: O desenho como uma prática humana, disse, “Nós descrevemos mal o significado do desenho porque o vemos como uma habilidade profissional ao invés de uma capacidade pessoal. Esta confusão essencial atrofiou nosso entendimento do desenho e o impediu de ser visto como uma ferramenta de aprendizagem acima de tudo”.

Esboçar Planos

O desenho e o esboço podem ser ferramentas úteis em muitos campos, desde a ciência e a medicina até o desenvolvimento de produtos. O esboço pode ser uma ótima maneira de tomar notas ou observações sem se limitar a palavras ou descrições longas. (Lembre-se, uma imagem vale 1.000 palavras.) E se você fizesse um esboço rápido ao invés de escrever seu longo plano de ação? Alguns cirurgiões já foram conhecidos por esboçar seus procedimentos antes de realizar uma cirurgia.

Aumento do Foco

O esboço não só pode nos ajudar a planejar e organizar nossos pensamentos, mas também pode nos ajudar a nos concentrar. De acordo com a Harvard Health Publishing, “pesquisas recentes mostraram que o rabisco não é um inimigo da atenção; pode, de fato, ser um amigo”.

Em um estudo de 2009, as pessoas foram convidadas a ouvir uma mensagem de correio de voz que, segundo consta, era monótona. Metade dos participantes foram instruídos a rabiscar enquanto ouviam; a outra metade não foi. Acontece que aqueles que rabiscaram realmente se lembraram de uma quantidade significativa mais do que ouviram do que aqueles que não ouviram.

Aumento da Memória

Enquanto o rabisco aleatório pode ajudar a aprimorar seu foco, o desenho de itens ou ideias específicas pode ajudá-lo a lembrar-se melhor deles. Em outro estudo citado em um artigo no Inc.com, os participantes foram convidados a escrever ou desenhar palavras a partir de uma lista. Aqueles que desenhavam as palavras tinham uma taxa de retenção maior do que aqueles que escreviam as palavras.

Aumento da Cognição

Ler, ver e desenhar são formas diferentes de interagir com um objeto ou uma informação. Experimentar algo de múltiplas perspectivas nos ajuda a entender e lembrar ainda mais. Desenhar o que você entendeu de uma passagem de leitura, desenhar a experiência científica que acabou de fazer ou desenhar o detalhe de uma folha de outono são todos exemplos de engajamento com o mesmo aprendizado de um ângulo diferente.

Recentemente, atividades de leitura e desenho e fichas de trabalho se tornaram populares como formas de envolver as crianças na leitura e melhorar sua compreensão de leitura. Portanto, na hora de estudar, é melhor puxar um caderno de esboços e marcadores do que um marcador de texto e um caderno de anotações.

Aliviar o estresse

Desenhar também tem sido conhecido por aliviar o estresse, ajudando as pessoas a fazer conexões dentro de suas próprias memórias e ganhar um senso mais forte de si mesmo, de acordo com a pesquisa de Harvard.

Há todo um campo da terapia artística que visa ajudar tanto crianças quanto adultos a entender e lidar com suas emoções, aliviar o estresse e minimizar a ansiedade. Embora os livros para colorir adultos tenham explodido em popularidade nos últimos anos, diz-se que Carl Jung promoveu a atividade de colorir e o desenho de mandalas anos atrás como uma forma de melhorar o bem-estar psicológico e processar pensamentos e emoções.

O desenho pode ser uma distração do estresse e de outras emoções negativas, e também pode servir para acalmar as pessoas. O desenho ou coloração pode colocar as pessoas em um estado quase meditativo, acalmando e acalmando sua mente. Estudos descobriram que o humor das pessoas melhorou após cerca de 20 minutos de atividade criativa.

Para mais conteúdos de educação, confira nosso site.