Quais as diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business?

O aplicativo WhatsApp é a ferramenta de envio de mensagens mais famosa e popular no mundo todo, praticamente todo usuário que porta um aparelho de celular faz o uso da ferramenta para se comunicar com seus amigos, familiares, entre outros.

Mas hoje iremos explicar quais são as diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business que muitos ainda possuem, para qual a finalidade de cada um em seu uso pessoal para conversas.

Diferenças entre o WhatsApp e WhatsApp Business

Os aplicativos WhatsApp Messenger e WhatsApp Business são bem parecidos porém, cada um deles é para um público bem específico, como o WhatsApp Messenger é focado apenas para conversas privadas entre usuários, o WhatsApp Business é focado para quem deseja empreender utilizando a plataforma, pois ele oferece muitas opções para que o empreendedor ou empresa possa exibir seus produtos ou serviços para o público.

Apesar de tudo, qualquer pessoa pode utilizar o WhatsApp Business apenas para conversar se assim desejar, porém será exibido para seus contatos uma mensagem de conta comercial por estar usando a versão Business, então por isso é um app específico para empreendedores, empresas ou vendedores.

Principais funções do WhatsApp Messenger

O WhatsApp Messenger possui opções e funções muito interessantes em relação aos diversos aplicativos de mensagens da atualidade, todos os recursos são totalmente gratuitos para uso, apenas é necessário um número de contato para começar a utilizar os excelentes recursos do mensageiro.

Conforme informações do site Aplicativos Brasil, o WhatsApp Messenger ainda lidera o ranking de todos os demais aplicativos brasileiros utilizados para comunicação adotados pelas pessoas.

E como um dos mais famosos e baixados aplicativos de mensagens, destacamos algumas das suas principais funcionalidades, confira a seguir.

Mensagens de texto: Faça envio de mensagens de texto gratuitamente para qualquer contato que possua também o aplicativo WhatsApp.

WhatsApp Web: Acesse o aplicativo WhatsApp diretamente pelo seu PC através do site WhatsApp Web, basta escanear o código QR na tela de seu computador na página do site para sincronizar.

Chamadas de Vídeo e Voz: Converse em tempo real com vídeo chamada ou enviando notas de voz utilizando estas opções do WhatsApp.

Grupos: Crie seus próprios grupos privados ou públicos e adicione quem você quiser como membro ou administrador.

Envie documentos: Compartilhe diversos formatos de documentos como PDFs, planilhas, slides e entre outros através do aplicativo de forma simples e rápida suportando até 100 MB por documento.

Segurança e controle de privacidade: Além da criptografia ponta a ponta, o aplicativo oferece opções para controle de privacidade enquanto você o utiliza, como ocultar a última conexão, desativar o visto azul de mensagem visualizada, ocultar seu status para todos ou alguns contatos, ocultar o recado, ativar mensagens temporárias que automaticamente serão deletadas após alguns dias, silenciar grupos e muitas outras.

Personalização do visual: :Altere as cores da interface do aplicativo entre as cores branca e escura, modifique as paredes de fundo das suas conversas com imagens de sua escolha, altere o tamanho das fontes de texto.

Realize pagamentos: Uma nova função adicionada ao mensageiro permite que o usuário realize pagamentos aos seus contatos, basta adicionar uma forma de pagamento indo no ícone de 3 pontinhos no canto superior direito da tela e clicar em pagamentos e então poderá adicionar uma forma de pagamento.

Atalhos de conversa: Poderá adicionar um ícone de qualquer conversa na tela inicial de seu aparelho sem precisar entrar pelo aplicativo, basta clicar e segurar em cima de uma conversa, clicar nos 3 pontinhos no canto superior direito e adicionar atalho para conversa.

Funcionalidades do WhatsApp Business

O aplicativo WhatsApp Business possui todos os recursos que o WhatsApp Messenger, entretanto alguns são bem específicos e especialmente para a versão Business, vamos falar mais sobre eles abaixo, confira.

Conta comercial: Com o WhatsApp Business poderá utilizar uma conta comercial especialmente para comercialização de seus serviços ou seus produtos, aparentando mais seriedade para seus clientes ou o público.

Catálogo de produtos: Poderá exibir uma grande lista de seus produtos ou serviços com a ajuda do catálogo de produtos, desta forma o cliente poderá navegar sobre o catálogo e visualizar o que realmente deseja logo observando as descrições de cada produtos juntamente com seus preços.

Mensagens automatizadas: Programe mensagens automáticas para respostas rápidas quando estiver ausente do aplicativo, como mensagens de saudação ao seu público.

Respostas automáticas: Formule respostas que serão respondidas automaticamente aos seus clientes, como muitos empreendedores acham cansativo responder às mesmas perguntas, com essa opção será possível formular uma resposta para algumas perguntas que costuma receber sendo bem prático e rápido.

Estatísticas de mensagens: Com esta opção é possível visualizar um relatório de informações sobre as estatísticas de mensagens, desta forma você saberá como anda sua comunicação com seu público e clientes, as informações são números de mensagens enviadas, números de mensagens entregues, números de mensagens que foram lidas e a quantidade dos contatos.

Etiqueta para identificação: Para quem gosta de organização em seu negócio, esta opção é muito interessante, pois com ela é possível utilizar uma etiqueta de identificação, etiqueta azul para novo cliente, etiqueta amarela para um pedido novo, etiqueta verde para um pedido finalizado.

Anúncios e Links: Uma opção realmente útil para quem deseja anunciar utilizando o Google Ads ou Facebook Ads, você poderá investir em anúncios nessas plataformas com links diretamente para seu WhatsApp Business, uma maneira de atingir um maior número de clientes e aumentando suas vendas.

Para concluir, vemos claríssimas diferenças entre os dois apps, cada um focado em atender as demandas de seu público alvo. Aqui no site já falamos também sobre apps similares ao WhatsApp, como o GBWhatsApp e JTWhatsApp, ambos conhecidos como WhatsApp modificados.

O WhatsApp Business também possui versões modificadas, porém, são versões não oficiais, o que pode comprometer o uso e carecem de segurança para guardar dados de clientes e usuários em geral.

No mais, recomendamos que sempre utilize as plataformas oficiais. Até a próxima!