As 3 igrejas mais bonitas do mundo

Nos tempos antigos, as igrejas eram lugares religiosos onde as pessoas podiam orar e se conectar com os deuses. Hoje, as igrejas permanecem lugares religiosos, embora a maioria das pessoas só as visite para ocasiões especiais ou para passeios ou para comprar objetos litúrgicos.

Há incontáveis igrejas neste mundo, mas poucas irão deslumbrar seus visitantes com beleza atraente e dimensões gigantes, tornando-as muito mais do que apenas locais de adoração.

De ícones reconhecíveis da cidade a catedrais transformadas em museus, aqui está minha seleção das igrejas mais bonitas do mundo que deveriam estar na sua lista de desejos de viagens.

 

  1. CATEDRAL DE NOTRE DAME, REIMS, FRANÇA

Com um comprimento de 150 m e duas torres com 80 m acima do solo, a Catedral de Reims Notre Dame é reconhecida mundialmente como um dos modelos definidores da arte gótica. O edifício monumental testemunha o notável domínio das novas técnicas arquitetônicas adquiridas no decorrer do século XIII, e alcança um casamento harmonioso de arquitetura com decoração esculpida.

A perfeição da arquitetura e das esculturas da catedral é tão grande que influenciou muitos edifícios posteriores em todo o mundo. Esta obra-prima de arte gótica também desempenhou um papel importante na história da França por 800 anos, pois foi o local da coroação dos reis franceses da França.

A catedral sediou trinta e três coroações soberanas em pouco mais de 1000 anos! Juntamente com a abadia adjacente do século IX de Saint Remi e do Palácio Tau, a antiga residência de arcebispos, a catedral constitui um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.

 

  1. BASÍLICA DE SÃO PEDRO, CIDADE DO VATICANO

Enquanto a Cidade do Vaticano abriga o corpo diretivo da Igreja Católica Romana, esta pequena cidade-estado soberana dentro de Roma oferece uma riqueza de atrações abertas aos visitantes de qualquer fé. A Basílica de São Pedro é a principal atração da Cidade do Vaticano e a maior igreja do mundo.

O edifício mais importante da Cristandade é nomeado em homenagem a um dos doze discípulos de Jesus conhecido como São Pedro, um dos fundadores da Igreja Católica que foi executado em Roma e enterrado onde a Basílica está agora. A igreja italiana de estilo renascentista foi projetada principalmente por Donato Bramante, Gian Lorenzo Bernini, Michelangelo e Carlo Maderno.

construção da nova basílica começou em 1506, quando a antiga basílica foi demolida, e foi concluída em 1626.  Um marco cultural, histórico e arquitetônico, a igreja guarda dentro de si tesouros de milênios, incluindo pinturas, esculturas, artefatos e muito mais. Isso inclui a Pieta de Michelangelo, a famosa escultura de Maria segurando o corpo de seu filho, Jesus, e o túmulo de São João Paulo II.

 

  1. SAGRADA FAMÍLIA, BARCELONA, ESPANHA

A mundialmente famosa Sagrada Família Basílica, cuja construção começou em 1882, é hoje um dos marcos de Barcelona e visitada por milhões de pessoas de todo o mundo. Inicialmente, o projeto foi encomendado à arquiteta Francesc de Paula Villar, mas o lendário arquiteto Antonio Gaudi assumiu o cargo no final de 1883. O projeto de Gaudi era muito mais ambicioso e espetacular do que o proposto por seu antecessor. Incluía a construção de um templo gigante com 5 naves, um transepto, um apse, um ambulatório exterior, 3 fachadas e 18 torres.

Foi o projeto mais complexo e único que Gaudi realizou ao longo de sua carreira profissional, ao qual dedicou 43 anos de sua vida. A peça construída por Gaudi foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005. A Construtora espera concluir as obras em 2026, marcando o centenário da morte de Gaudi. Quando concluída, a Sagrada Família será a igreja mais alta do mundo.