Brincadeiras para fazer em família

Brincadeiras para fazer em família

Qualidade de Vida

Muitas pessoas buscam formas de interagir e aproximar ainda mais sua família. Esses momentos são únicos e ficarão na memória dos seus filhos para sempre!

Algumas das opções mais divertidas para reunir as pessoas que você ama, é através de brincadeiras. Afinal, que criança não gosta? Em grande parte, as brincadeiras são fáceis e oferecem a oportunidade única para compartilhar bons momentos juntos.

Brincadeiras e jogos podem ser excelentes para o convívio familiar e sem dúvida, são divertidos para passar tempo com seus filhos e fortalecem os laços familiares.

Além disso, é uma maneira divertida de reunir todos, evitando a interferência de celulares (e outros aparelhos eletrônicos) e garantindo que todos desfrutem de bons momentos em família. 

Jogo de mímica

Talvez, você mesmo já tenha se divertido com esse jogo em sua infância!

Para brincar, é preciso que um participante se expresse com gestos e mímicas para que, então, outra pessoa adivinhe. As adivinhações podem ser podem ser divididas em categorias como personagens, animais, e muitas outras possibilidades.

Caso você queira, também é possível utilizar cartas para ajudar os participantes. Isso porque, às vezes, é difícil adivinhar qual gesto significa o quê.

Jogos de tabuleiro

As crianças simplesmente adoram jogos de tabuleiro.

Eles oferecem uma ampla gama de fantasias dentro do jogo, onde os participantes precisam gerar estratégias para vencer. Com toda certeza, estes tipos de jogos são uma ótima maneira de estimular o aprendizado dos pequenos.

Também não podemos esquecer de jogos como xadrez, dominó e damas. 

Eles também precisam de uma boa estratégia, e são excelentes para estimular o lado intelectual dos seus filhos. Realmente, são muito divertidos e desafiadores.

Adivinhação

Este jogo é divertido mas é um pouco complicado para crianças muito pequenas. É um jogo tradicional que tem sido transmitido de geração em geração.

Este é um jogo de perguntas e respostas, onde um participante realiza uma pergunta, dando pistas para que os outros participantes possam adivinhar. Geralmente, as perguntas são de cunho engraçado e com uma leve complexidade.

Se o assunto escolhido for o significado de nomes famosos, são elaboradas perguntas sobre este tema. Os demais participantes precisarão responder. Quem for mais rápido, tem direito a responder. 

Para ficar ainda mais divertido, é importante ter algum limite de tempo para que os participantes respondam. Caso alguém erre, é preciso pensar em uma prenda.

Prendas como imitar um animal ou algum desafio pode tornar a brincadeira ainda mais divertida.

Jogo da memória

Aposto que você já brincou dessa brincadeira. Este jogo é capaz de estimular a memória das crianças e certamente, é divertido e competitivo.

O jogo começa com partes de cartas, embaralhadas em uma mesa. Essas cartas são colocadas viradas para baixo, para que ninguém saiba qual carta se trata.

Cada pessoa tem uma chance em cada rodada. Vence no jogo quem conseguir se lembrar de onde estão os pares das cartas.

Bingo familiar

Também é uma brincadeira muito divertida.

Você pode imprimir cartelas de bingo gratuitamente pela Internet, e assim, sortear os números escritos em pedaços de papel e usar qualquer tipo de jogo ou prêmios que quiser.

Quando o jogo começar, cada jogador deverá marcar os números do sorteio. Conforme os números são anunciados, os participantes completam os números na cartela. 

Aquele que completar todos os números da cartela, ganhará o prêmio dessa rodada.

Karaokês

Quem não gosta de uma boa música? Karaokê pode trazer bons momentos em família!

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é necessário nenhum equipamento especial para brincar de karaokê. 

Para fazer um karaokê em casa, tudo que você precisa é de um microfone, conectá-lo ao seu computador e procurar por ferramentas de karaokê online. Existem, inclusive, canais do YouTube exclusivos para isso.

Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, podem ser feitos sorteios com diferentes estilos de música. 

Piquenique

Apesar do fato de que os jogos geralmente são realizados ao ar livre, ainda é possível fazer um acampamento ou piquenique mesmo dentro de casa.

Ao organizar um piquenique, prepare a comida e escolha um lugar seguro. 

Incluir a família é uma ótima maneira para aproximar a todos. Por isso, o ideal é estabelecer tarefas que toda a equipe deve fazer.

Desta forma, a criatividade também é estimulada, uma vez que alguns contratempos podem ocorrer e precisarão ser resolvidos. Fazer um acampamento ou piquenique é uma maneira de se divertir muito e aprender ao mesmo tempo.