5 passos para efetuar uma boa estratégia de marketing digital

5 passos para efetuar uma boa estratégia de marketing digital

Marketing

Na verdade, fechamos nossos olhos quando negamos a  influência da internet em nossa vida diária e em todos os aspectos de nossas vidas. O Google conquistou algo único. Vai além dos estabelecimentos corporativos e agora, além de um nome, é também um verbo. 

 

É o primeiro pensamento ao procurar algo. Mas o que isso significa para você e sua empresa? Em suma, a implementação de uma estratégia de marketing digital é essencial. Criar e promover conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa de SEO nunca foi tão importante como agora.

 

O marketing digital ainda é uma das formas mais eficazes e funcionais de alcançar clientes em potencial. Por isso, você precisa entender que é mais importante do que nunca desenvolver uma presença online para se comunicar com o público consumidor. Aqui estão 5 das estratégias mais importantes para conseguir isso.

 

1. Crie uma forte presença na mídia social

As redes sociais estão se tornando cada vez mais fortes. Não podemos negligenciá-lo como uma ferramenta básica de marketing. Muitas empresas conseguiram aumentar com sucesso sua base de clientes exclusivamente por meio do Facebook e outras redes sociais. 

 

Interagir com clientes na internet pode parecer inútil porque os resultados não são imediatamente aparentes, mas criar um público fiel é essencial hoje em dia. Com o toque de um botão, agora você pode alcançar milhões de clientes sem quaisquer restrições locais.

 

A mídia social dá acesso a valiosos comentários de clientes. Isso cria outro canal de comunicação para seu público-alvo. Facebook, Instagram, Twitter e muito mais oferecem a oportunidade de trocar mensagens diretamente com clientes e outras empresas.

 

Uma forma de capacitar o público que visitará seu site e aproveitar ao máximo as mídias sociais é aproveitar as pessoas que têm potencial para influenciar. Leva tempo e esforço para criar um público dedicado. 

 

Se você está apenas começando, alavancar sua reputação atual como influenciador é uma maneira rápida de aumentar seus seguidores. O que você precisa é encontrar influenciadores que sigam seus clientes-alvo. Se você fizer sua pesquisa, não precisará se concentrar em influenciadores com milhões de seguidores. 

 

O uso eficaz de influenciadores com um pequeno público é uma forma direcionada de alcançar seus clientes ideais e fornecer-lhes conteúdo que valha a pena assistir (e divulgar).

2. Crie um blog com postagens semanais com conteúdo útil para o leitor

Um blog é a forma perfeita de estratégia de marketing digital. Ajuda você a atrair e desenvolver seu público.  Se você é um varejista de moda, crie conteúdos relacionados a seus produtos, como dicas de moda, melhores sapatos femininos, coleção inverno, etc. 

 

Seu blog é o melhor lugar para analisar tópicos relacionados a seus produtos. Conteúdo útil e benéfico para o leitor não só atrairá clientes em potencial, mas também aumentará sua reputação. Dê aos leitores um conteúdo valioso e eles voltarão sempre.

 

O início de qualquer blog de sucesso é um conteúdo de alta qualidade. Ao criar seu blog, pense em maneiras de satisfazer seu público sobre a necessidade que inicialmente os levou a visitá-lo. Ouse compartilhar dicas secretas, para que os leitores comecem a confiar em você e a discernir a validade do que você diz.

 

É importante enfatizar que um blog é mais do que apenas publicar conteúdo. O destino final não é implementar uma estratégia organizada de marketing digital. Certifique-se de promover todas as postagens nas redes sociais de sua empresa. 

 

Para outras promoções, você pode usar plataformas como LinkedIn e Reddit. Aproveite este super poder emergente da mídia social e certifique-se de ver resultados imediatos.

 

3. Aproveite o poder do SEO

Você pode dedicar tempo e recursos valiosos para manter um site funcional e sem falhas, mas sem qualquer poder de SEO, os clientes em potencial talvez nunca o visitem. Otimizar o seu conteúdo garantirá que o seu site seja um dos primeiros resultados de pesquisa no Google e além. 

 

Algumas pessoas pensam que o SEO consome muito tempo, é altamente técnico ou não vale a pena. Mas o SEO é uma das estratégias de longo prazo mais eficazes para o crescimento do seu negócio.

 

O SEO ganha força quando você sabe como usá-lo. Algumas empresas têm pressa em surgir e costumam usar métodos controversos. Mesmo que funcionem a curto prazo, os resultados não são duradouros e podem causar-lhes problemas. 

 

Embora seja importante entender como funcionam os algoritmos do Google, preste muita atenção à criação de conteúdo exclusivo, direcionado e envolvente para as pessoas com base em alguns dos princípios básicos de SEO. Comece pesquisando as palavras-chave mais pesquisadas em sua indústria e escreva artigos em seu blog que agreguem valor a esses tópicos.

 

Crie uma estratégia de marketing digital com ímãs de lead

O termo lead magnet é uma oferta irresistível de sua parte, que visa coletar informações de seu leitor. Esta oferta pode incluir o download gratuito de um e-book, PDF ou outro incentivo que permite que você extraia o e-mail do leitor e / ou informações de contato. 

Este incentivo será fornecido gratuitamente e deve agregar valor aos seus clientes potenciais. Quanto mais valioso for para eles, maior será a probabilidade de fornecer a você os detalhes.

 

Quando você oferece uma motivação que visa seu cliente ideal, o sucesso é inevitável. A melhor estratégia de motivação é identificar os pontos fracos do seu público-alvo e fornecer-lhes uma solução simples e útil. Use sua oferta como uma forma de obter mais informações sobre seus clientes-alvo, ao mesmo tempo que aplica estratégias de marketing digital a eles.

 

A implementação de uma estratégia de marketing digital é baseada em todas as etapas que os clientes em potencial realizam, desde descobrir seu negócio pela primeira vez até transformá-lo em um cliente gerador de receita. O princípio do ímã de chumbo é baseado na troca de informações. 

 

Antes de os clientes em potencial baixarem o ebook, vídeo, PDF ou planilha EXCEL, certifique-se de obter suas informações de contato. Esse estágio nos leva ao componente-chave final de uma forte estratégia de marketing digital.

 

5. Configure uma lista de e-mail

A criação de uma lista de e-mail oferece acesso instantâneo ao seu público e clientes em potencial. Mesmo se você tiver 20.000 seguidores no Facebook ou Twitter, ninguém pode garantir que eles verão suas postagens. 

 

Essas plataformas mudam seus algoritmos o tempo todo. Criar uma lista de e-mail permite que você tenha total controle. Por este motivo, o email marketing é uma estratégia de marketing digital muito importante e eficaz.

 

Aproveite esta lista para aprofundar seu relacionamento com seus clientes. Envie-lhes conteúdo que os vincula a você de uma forma autêntica e verdadeira. Com tantas ferramentas disponíveis, como MailChimp ou Constant Contact, você pode enviar e-mails de teste. Você pode aplicar o método de teste Dividir (teste A / B), onde envolve o teste de dois e-mails diferentes. A primeira versão do e-mail (A) está relacionada ao objeto principal que você deseja verificar, enquanto a segunda (B) está relacionada a uma versão modificada da primeira. 

 

Desta forma, você segmenta sua lista de contatos de acordo com o nível de interesse de cada assinante. Por exemplo, se alguém abre um e-mail, é porque demonstrou interesse no que você está oferecendo. Se clicar em um link, mostra mais interesse.

 

O marketing digital eficaz é o meio de fazer seus negócios crescerem. As estratégias acima sem dúvida o ajudarão a atingir esse objetivo. A implementação de uma estratégia de marketing digital não precisa ser transparente para o seu negócio. 

 

É importante criar conteúdo sob medida para seus clientes e que apareça na mídia e nas plataformas onde eles passam o tempo. Em breve, você verá suas vendas melhorarem e seus clientes interagirem mais com você e seus produtos.