Atividades educativas

Como entreter as crianças nas férias ou finais de semana

Educação Ciências e Tecnologia

Quem tem pequenos em casa, sabe que as férias e os finais de semana são períodos que levantam algumas questões. Como entreter as crianças nesse período? Como fazer para que elas não passem todo esse tempo com os olhos grudados na tela de um celular? 

E o mais importante: o que fazer para que elas gastem toda a energia acumulada, típica das crianças? 

Assim, se esse é o seu caso, confira a seguir algumas opções interessantes. São atividades que você pode fazer para entreter a criançada e ajudá-las a se desenvolver de forma saudável.

Por que entreter e gastar a energia das crianças é importante?

Crianças são seres pequeninos, curiosos e cheios de energia para dar e vender. Eles têm uma imensa necessidade de pular, correr e brincar. Essa quantidade de energia é normal, pois seu corpo e mente estão em desenvolvimento e seu metabolismo a todo vapor.

Dessa forma, é importante que essa energia seja aproveitada da melhor forma possível. Afinal, inibi-la vai deixar seus pequenos estressados, enraivecidos e com muito tédio.

Assim, entreter a criançada e gastar essa energia é importante para que elas cresçam saudáveis e com um bom desenvolvimento.

Como entreter as crianças nas férias ou finais de semana

Brincadeiras e atividades educativas são bons exemplos de como entreter as crianças em um período de ócio. Vocês vão poder escapar um pouco das telas e envolvê-las em atividades que além de entretê-las vai ajudar em seu desenvolvimento. Confira a seguir:

Brincadeiras

Alguns bons exemplos de brincadeiras divertidas são:

  • Pular corda: Além de ser uma atividade que os pequenos adoram, essa brincadeira também é excelente para gastar as energias. Você pode combinar os pulos com várias músicas interessantes e desafios de saltos que vai deixá-las completamente envolvidas;
  • Brincadeiras criativas: As chamadas DIY (Do It Yourself) são brincadeiras excelentes para estimular a criatividade das crianças. Nessas brincadeiras elas fazem os próprios brinquedos com materiais simples como papel, isopor e papelão;
  • Esconde-esconde: Eis uma brincadeira que, definitivamente, não poderia faltar nessa lista. O esconde-esconde existe há muitos anos, mas nunca deixou de ser divertido e envolvente. Com ele seus pequenos vão trabalhar a capacidade de improviso e a paciência, além de se divertirem muito;
  • Caça ao tesouro: Esse tipo de atividade estimula a capacidade de criatividade tanto das crianças quanto dos adultos que vão coordená-la. Você pode esconder diversos objetos interessantes pela casa que, para encontrá-los, as crianças precisarão desvendar pistas como charadas e enigmas. Isso vai fazer com que os pequenos criem gosto por desafios. Além de desde cedo aumentar sua capacidade de pensar de forma criativa;
  •  Amarelinha: Uma brincadeira simples, mas divertida. Com ela, a criançada vai desenvolver uma melhor coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal;

Atividades educativas

As atividades educativas, além de entreterem os pequenos de forma segura, vão ajudá-los a desenvolver diversas habilidades. Confira alguns exemplos:

  • Banco imobiliário: É um jogo envolvente e que vai fazer com que seus pequenos desenvolvam desde cedo várias habilidades. Capacidade de liderança, desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico e consciência monetária são apenas algumas delas;
  • Uno: Outro jogo que ajuda as crianças a desenvolverem um pensamento estratégico. Além disso, os pequenos vão desenvolver sua capacidade de interação e raciocínio lógico;
  • Teatro de marionetes: Você pode se reunir com as crianças para criar os próprios bonecos e as próprias histórias. Isso vai estimular o pensamento criativo dos pequenos, além de entretê-los bastante;
  • Argila: Nada como literalmente colocar as mãos na massa, não é mesmo? Brincadeiras com argila são excelentes para dar asas à imaginação dos pupilos, além de ajudar com a coordenação motora;
  • Jogos com palavras: Seja o famoso Jogo da Forca ou o Stop, jogos com palavras desenvolvem o vocabulário da criançada enquanto elas se divertem.

Filmes e séries infantis

De fato, o acesso dos pequenos às telas precisa ser controlado e supervisionado. No entanto, os aparelhos eletrônicos podem ser usados como complemento para o entretenimento das crianças.

Assim, filmes e séries infantis são uma excelente opção para assistir com seus filhos. E para entretê-los em um momento que você tiver que cumprir com outros afazeres, é claro. Eles apresentam o mundo às crianças de uma maneira lúdica e de fácil compreensão.

Além disso, aborda assuntos complexos de uma forma leve. Dessa forma, os pequenos podem aprender lições valiosas enquanto se divertem, como por exemplo:

  • Ver o mundo sob diferentes perspectivas;
  • Se colocar no lugar do outro;
  • Ser persistente a respeito dos próprios sonhos;
  • Se esforçar para tornar o mundo um lugar melhor para todos;
  • Não tratar as pessoas com superioridade;
  • Ajudar os mais necessitados.

No entanto, antes de apresentar às crianças algum filme ou série infantil, verifique a classificação indicativa e pesquise sobre eles. 

Afinal, por ter uma mente ainda em desenvolvimento, as crianças são muito influenciáveis. Dessa forma, tanto as coisas boas quanto as ruins podem influenciar no comportamento delas.

Por fim, agora que você já conhece algumas formas de fazer as crianças se divertirem de forma saudável, deixe sua opinião. Já fez alguma dessas brincadeiras? Tem mais alguma sugestão?

Ademais, lembre-se: a infância é uma fase que não volta. Esteja o mais presente possível na vida de seus filhos. Aproveite essa fase maravilhosa com eles. Brincadeiras e jogos são ótimos exemplos de como entreter as crianças, mas se você participar, tudo vai ficar melhor.