Como melhorar seu engajamento no Instagram?

Foi-se o tempo onde o Instagram era uma plataforma social apenas de compartilhamento de fotos, e hoje, é uma das redes sociais que mais cresce.

A cada dia, mais de 100 milhões de fotos são compartilhadas, e exatamente por isso é a rede ideal para apresentar sua marca, desenvolver seu marketing, alcançar seu público e contribuir para uma imagem positiva da marca.

Contudo, com tantos conteúdos publicados diariamente, não é muito fácil ter um bom engajamento.

Para te ajudar, selecionamos as melhores estratégias para elevar as taxas de engajamento no Instagram!

Como melhorar seu engajamento no Instagram?

Para melhorar seu engajamento no Instagram, você deve publicar na hora certa, usar o formato de tipo de post que engaja, explorar hashtags com boa visibilidade, organizar concursos e outras técnicas.

Agora, vamos explicar em detalhes cada uma delas:

Publicar na hora certa

Como cada empresa tem um público diferente, é necessário conhecer os comportamentos e hábitos dos seus seguidores.

Para se beneficiar de um engajamento instantâneo, o melhor é postar quando sua comunidade está ativa na rede social.

Por isso, é importante testar diferentes horários durante o dia, a fim de conhecer a hora do dia onde seu público é mais ativo.

Foto, vídeo, stories adote o tipo de formato que engaja

O Instagram propõe diferentes formatos de conteúdo, e a dica é variar os tipos de formato, e não foque apenas no formato clássico.

Como já se sabe, o Instagram é um excelente suporte visual, mas o engajamento médio dos vídeos aumenta mais rápido que aquele das fotos.

Além disso, a plataforma oferece recursos muito simples para criar vídeos divertidos, como ativar a câmera do Instagram, usar um vídeo da sua galeria…

Vale lembrar que a mensagem deve ser também trabalhada, e como o Instagram é uma plataforma de conteúdo inspirador, é preciso cativar sua audiência graças ao poder das imagens compartilhadas e do storytelling.

Explorar as hashtags para mais visibilidade

Para alcançar seu público-alvo e crescer o engajamento dos seus posts, você deve utilizar boas hashtags.

No entanto, é necessário escolher suas hashtags com cuidado, e não usar hashtags muito genéricas, porque quanto mais são utilizadas, menos as suas chances de aparecer no topo.

Você pode se inspirar nas publicações de contas do mesmo domínio de atividade ou mesmo de concorrentes.

Organizar concursos 

Uma das maneiras mais eficazes de engajar sua comunidade no Instagram consiste em propor concursos: oferecer produtos, um desconto, convite para um evento.

Você pode fazer isso repostando uma das suas publicações, curtir, comentar, marcar alguém no comentário, etc.

Mas preste atenção: os concursos devem corresponder às expectativas de sua comunidade para que ela queira participar.

Não adianta você oferecer roupas que disfarçam a barriga grande se seu público-alvo for constituído por pessoas que seguem um estilo mais fitness.

Seguir as tendências

Se você deseja ter sucesso no Instagram, você deve seguir as boas métricas: aumento dos seus seguidores, likes, o número de cliques na sua URL…

Em função dos seus resultados, você poderá determinar o que funciona melhor para sua marca e o que não funciona tão bem.

Além de tudo isso, é necessário seguir as tendências, seja no seu setor ou dos seus concorrentes, e você deve estar informado sobre novas estratégias para estimular o engajamento.

Responder os comentários

Para ter uma comunidade engajada, você mesmo pode engajar os usuários da plataforma respondendo os comentários.

E não se trata apenas de agradecimentos ou perguntas.

Os comentários negativos são certamente aqueles aos quais é ainda mais importante responder.

Mostre à sua comunidade que você está ali, que leva em conta as suas opiniões e que você está à disposição para resolver qualquer problema.

Saiba valorizar os comentários positivos e crie suas stories em torno desses comentários.

Conclusão

Com todas essas dicas de como melhorar seu engajamento no Instagram, sua marca terá muito mais visibilidade e alcançará seus potenciais clientes.

Para obter resultados ainda mais eficazes, faça uma combinação de todas as estratégias listadas acima e não se esqueça de fazer um acompanhamento para ver o que realmente está funcionando e melhorar o que não está!