roupa

Como tirar mancha de outra roupa depois de seca

Casa e Decoração

Algo que ocorre com bastante frequência quando estamos lavando roupa é alguma peça acabar soltando a sua tinta e manchando as demais. Isso acontece principalmente quando mistura roupas escuras e roupas claras. Nesse caso, se a peça de roupa manchada for a sua favorita, com certeza isso trará uma grande dor de cabeça. No entanto, de toda sorte, existem algumas formas e técnicas que podem ensiná-lo como tirar mancha de outra roupa depois de seca.

Com isso, você não vai precisar ter dor de cabeça na hora de remover essas manchas, ainda que a peça de roupa já tenha secado. Pensando nisso, criamos o texto abaixo para falar um pouco mais sobre como tirar mancha de outra roupa depois de seca. Sendo assim, caso você tenha interesse em aprender todas as técnicas e ficar por dentro das nossas dicas, continue a leitura deste texto e saiba mais.

Roupa clara manchada por outra roupa escura

 Como tirar mancha

Mesmo aqueles com mais experiência em limpeza cometem erros ao lavar a roupa e ficarão surpresos com as manchas em itens brancos deixadas por itens escuros na máquina de lavar. Alguns truques simples podem ajudar a remover manchas. De forma simples, é interessante que você deixe uma roupa escura pouco tempo de molho. Isso porque quando essas peças ficam em contato com produtos químicos e com a água por muito tempo, acabam soltando a sua cor.

Outro ponto que merece destaque é sempre seguir as instruções que ficam expostas na sua máquina de lavar quando você for despejar o sabão. Isso porque quando utilizamos o sabão em excesso, ele pode contribuir para que apareçam diversas manchas nas peças de roupa.

Além do mais, existem máquinas de lavar que não são apropriadas para todos os tecidos. Logo, caso você não queira danificar a sua roupa, o ideal é escolher o melhor tanquinho na hora de comprar esse item.

Caso você deseje testar se a sua roupa solta tinta, existe um truque simples e que pode trazer essa resposta. Para isso, basta molhar uma parte da sua roupa e em seguida encostar a parte molhada em um papel toalha. Se ficar algum resquício de tinta no papel toalha, isso significa dizer que a sua roupa solta tinta, logo, deve ser lavada longe das demais.

Como tirar manchas de roupas secas

Se você deixou a sua roupa secar e logo depois percebeu que ela estava manchada, não precisa se desesperar., pois alguns truques que separamos abaixo podem ajudar na hora de remover essa mancha, são eles:

Água quente + açúcar

A primeira dica é bastante simples e você vai precisar de água quente e cinco colheres de açúcar. Inicialmente, pegue uma panela e ferva água. Quando a água estiver quente, adicione as cinco colheres de açúcar e logo em seguida a peça de roupa que está manchada. Aguarde uns minutos até que a mancha suma totalmente e em seguida remova da panela para lavar novamente a peça.

Água + detergente líquido

Nesta dica, você vai precisar de água e detergente líquido. Para isso, pegue um borrifador e encha com metade de água e a outra metade de detergente líquido. Em seguida, você deve aplicar sobre o local onde se encontra a mancha e utilizar uma escova com cerdas macias para esfregar. Esfregue levemente o local até que toda a mancha seja removida.

Água quente + sabão de coco

Outra mistura bastante útil para remover uma mancha causada por peça de roupa colorida é a água quente com sabão de coco. Para isso, você deve cortar uma barra de sabão em vários pedaços pequenos. Em seguida, pegue uma panela, adicione água e os pedaços de sabão de coco. Deixe a mistura ferver e coloque a peça manchada. Feito isso, aguarde cerca de cinco minutos enquanto a solução age na roupa, retire a peça enxágue.

Água quente + bicarbonato de sódio

Por fim, a nossa última dica para remover mancha de roupa seca é utilizar a água quente e o bicarbonato de sódio. Para isso, você vai precisar de um balde cheio de água quente. Em seguida, adicione quatro colheres de bicarbonato de sódio. O próximo passo é colocar a peça de roupa no balde e deixar a solução agir por 2h. Feito isso, retire a roupa do balde e lave novamente na sua máquina.

Como tirar mancha de roupa molhada

É mais comum acontecer das pessoas perceberem que a roupa está manchada logo após tirá-la da máquina de lavar. Nesse caso, existem algumas técnicas que também podem ser úteis para tirar mancha de roupa molhada, são elas:

Água + vinagre

Aqui, você vai precisar de um balde onde metade dele deve ser água e a outra metade vinagre. Depois, coloque a peça de roupa manchada e deixe por cerca de 30 minutos. Feito isso, retire a peça e lave normalmente. Você também pode utilizar álcool para passar no local da Mancha. Ao fazer isso, coloque a peça de roupa novamente no balde e aguarde outras 3 horas.

Água quente + álcool

Assim que remover a peça da máquina de lavar e perceber que ela está manchada, coloque álcool no local da mancha e em seguida coloque a peça em uma panela com água fervendo. Aguarde cinco minutos enquanto a solução faz efeito, retire da panela e coloque a peça para lavar. Com isso, você terá um excelente resultado no processo de remoção da mancha.

Água + água oxigenada

Mais um composto poderoso na remoção de manchas em peças de roupa é a água oxigenada. Para essa técnica, você vai precisar de um balde de água e quatro medidas de água oxigenada. Ao fazer isso, você deve deixar a peça de roupa de molho por mais ou menos 24h. Passado o tempo, remova a peça e deixe-a em um varal para secar. Cabe destacar que essa técnica somente funciona em peças de roupas brancas.

Agora que você aprendeu as melhores técnicas para remover manchas de roupas causadas por outras roupas, basta colocar em prática tudo que vivi até aqui e resolver o problema da melhor forma possível.