Como montar uma cozinha dinâmica

Aproveitando o espaço: como montar uma cozinha dinâmica

Casa e Decoração

Aprenda a melhor forma de organizar a sua cozinha e aproveitar o ambiente. Saiba mais!

Nem sempre vamos ter uma cozinha espaçosa e ampla em nossa casa. Ainda mais em apartamentos, onde estes cômodos costumam ser menores e apertados. Portanto, utilizar a sua criatividade para encontrar soluções de otimização de espaço é essencial para montar uma cozinha dinâmica.

Um bom planejamento inclui a posição de cada um dos móveis, armários e eletrodomésticos. Além disso, definir o modelo de cada um também é importante — os armários de cozinha planejados, por exemplo, são perfeitos para aproveitar o cômodo da melhor forma.

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa: ela reúne a família durante as refeições, além de ser um ótimo lugar para receber as visitas. Além disso, neste cômodo são armazenados todos os utensílios necessários para cozinhar. Por isso, em um espaço pequeno, cada centímetro deve ser bem utilizado.

Pensando na melhor maneira de otimizar a sua cozinha, preparamos algumas dicas que podem te auxiliar a transformar um dos cômodos mais frequentados da sua casa. Confira no artigo abaixo!

 

Como aproveitar o espaço da sua cozinha?

Como explicamos acima, ao ter uma cozinha pequena em casa, é importante saber como aproveitar o máximo do seu espaço. Para isso, vale ousar na criatividade! Armários maiores e com diversas gavetas, prateleiras nas paredes, eletrodomésticos diferentes: vale tudo! Confira as dicas que separamos para você aplicar no seu lar!

 

Preste atenção no layout

Quando falamos de layout, estamos falando sobre a totalidade da sua cozinha. Qual é o formato do cômodo? Como encaixar tudo o que você precisa, de forma que o ambiente seja aproveitado? Por isso, analise qual é o formato da sua cozinha.

Se ela tiver um layout em formato de “U”, confira se as gavetas e os armários não vão atrapalhar a circulação das pessoas, ou até mesmo a utilização dos aparelhos eletrodomésticos.

 

Opte pelas gavetas

As gavetas são ótimas aliadas para quem tem pouco espaço disponível na cozinha. Elas permitem um fácil acesso aos itens que estão guardados, além de disponibilizar uma maior organização. Aproveite o tamanho delas e adicione divisórias de talheres e de utensílios — quem disse que o espaço só deve ser aproveitado fora dos armários?

 

Escolha estantes modulares

Assim como as gavetas, as estantes modulares também são extremamente práticas. Além de permitir o acesso pelos dois lados, ela não deixa o ambiente pesado (já que a luz consegue passar através dela) e pode ser movida de lugar, como preferir.

 

Eletrodomésticos menores

Geralmente, os eletrodomésticos costumam ocupar um grande espaço nas nossas cozinhas. No entanto, atualmente já existem modelos menores, pensados para quem tem menos espaço dentro de casa — como é o caso dos micro-ondas. Uma boa opção é mantê-los elevados.

 

Armários grandes

Os armários grandes podem parecer irônicos para uma cozinha com um espaço reduzido, mas calma! Estamos falando da altura deles. Os armários mais altos oferecem maior espaço para armazenamento. Além disso, eles também impedem que aquele vão entre o teto se encha de sujeira.

 

Aproveite as paredes

Lembre-se que as paredes existem para serem ocupadas. Você pode instalar prateleiras e alças para colocar os potes e utensílios que você mais usa no seu dia a dia, por exemplo. Dessa forma, além de aproveitar o espaço extra na sua cozinha, você também pode deixar as gavetas ainda mais disponíveis para guardar outras coisas.

 

Evite puxadores grandes

Ao se tratar dos puxadores, o seu tamanho não influencia diretamente, somente visualmente. Isso porque o ambiente pode ficar mais carregado e poluído, dependendo do estilo de seu móvel. Por isso, para cozinhas pequenas, as opções ideais são as dos móveis mais claros e com puxadores menores e mais discretos.