Conheça os benefícios da atividade física na infância

Entenda os benefícios e a importância da atividade física na rotina das crianças

 

A prática de atividades físicas é algo extremamente importante quando o assunto é melhora da saúde. No entanto, você sabia que exercícios físicos não são apenas recomendados para adultos, mas também para as crianças?

 

A atividade física na infância melhora a saúde e auxilia no desenvolvimento. Segundo a  Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que sejam dedicados para essa prática pelo menos 60 minutos por dia.

 

E como estamos falando de brincar, é claro que essas atividades precisam ser divertidas, e aí vale tudo, pular amarelinha, dançar, brincadeira de esconde-esconde, pular corda etc. Ainda, lembre-se de que existem muitos brinquedos que podem fazer seu filho se movimentar, como, por exemplo, o patinete para as crianças, bicicletas de tamanhos adequados, entre outros.

 

Os médicos e especialistas recomendam que as crianças estejam ativas todos os dias para que tenham um desenvolvimento saudável. Por isso, separamos aqui uma lista com os maiores benefícios que os exercícios podem trazer para seus filhos: pode melhorar sua saúde mental, ajudá-los a controlar seu peso e até ajudá-los a dormir melhor à noite.

 

Veja mais a seguir sobre a importância da atividade física para as crianças.

O que a atividade física proporciona na infância?

A atividade física na infância é importante para o crescimento de ossos e músculos. A autoestima, a saúde mental e o risco de obesidade também são afetados positivamente pela atividade física. Pode ajudar com a saúde mental, o controle de peso e a força óssea.

 

As crianças devem ser encorajadas a serem ativas o máximo possível ao longo do dia. De brincar ao ar livre a subir as escadas em vez do elevador, há muitas maneiras pelas quais as crianças podem fazer atividades físicas em suas vidas diárias.

 

Os benefícios dessa prática não se limitam apenas à infância, durando até a idade adulta.

 

A atividade física é uma parte importante do desenvolvimento de uma criança. Isso não apenas os ajuda a se manter saudáveis ​​e a crescer, mas também a alcançar seu pleno potencial na vida.

 

Além disso, também pode ajudar na saúde mental. Os benefícios do exercício na saúde mental são bem conhecidos, e a atividade física na infância tem se mostrado uma das formas mais eficazes de prevenir problemas de saúde mental mais tarde na vida.

 

O exercício pode ajudar a prevenir obesidade, diabetes, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, pressão alta, depressão, ansiedade e outras doenças que são prevalentes entre os adultos.

 

Não se limitando a isso, os benefícios da atividade física na infância são enormes. Melhora também o desempenho acadêmico, reduz a obesidade e o risco de diabetes tipo 2, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

 

A atividade física tem demonstrado melhorar o humor das crianças, aumentar sua autoestima, reduzir sentimentos de depressão e ansiedade, melhorar seu desempenho acadêmico, reduzir o ganho de peso e as taxas de obesidade.

Quando é bom começar a se exercitar?

Nunca é cedo ou tarde demais para começar a se exercitar. A atividade física é importante para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Também aumenta a saúde mental e tem um impacto positivo nas habilidades cognitivas.

 

Um número crescente de pesquisas sugere que a atividade física na infância pode ter um efeito positivo na saúde mental. Também é importante observar os benefícios da atividade física para a saúde geral das crianças.

 

As crianças já são mais propensas a serem fisicamente ativas se tiverem a chance de fazê-lo, por isso é importante continuar a estimulá-las. Comece agora a incluir uma rotina de exercícios!