Quais os principais tipos de forro e as características de cada um

Conheça tudo sobre os tipos de forro disponíveis no mercado para deixar a sua casa protegida sem gastar muito

Engana-se quem pensa que o forro de uma casa é uma parte superficial ou apenas da decoração do ambiente. O forro é uma parte importante na tarefa que é a construção de casa e pode promover desde o isolamento térmico e acústico até a não propagação de fogo.

Diante de tantas funções, existem muitos tipos diferentes de forro, cada um adequado para um objetivo e ocasião. Por isso, é normal se confundir. Mas não se preocupe.

Está reformando a sua casa e está à procura de um forro ideal? Chegou no local certo, aqui iremos listar os tipos de forro e suas vantagens e desvantagens para que você possa fazer uma boa escolha de acordo com o seu orçamento e as suas necessidades.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o tema.

Forro de isopor (EPS)

O forro de isopor é um dos materiais mais usados, pois ele tem muitas vantagens. Ele barato, isolante, impermeável e super fácil de ser manuseado, ou seja, é uma ótima opção.

Além de todas essas vantagens, ele pode até contribuir para diminuir o consumo de ar-condicionado, porque deixa o ambiente muito mais agradável quanto à temperatura. A sua única desvantagem é que ele não é imune ao fogo, então não é indicado para ambientes que possuem esse risco.

Forro de gesso

Se você gosta daquele visual mais clean e minimalista aos seus ambientes, essa é a opção ideal. O forro de gesso possui um bom isolamento e sua manutenção é rápida e prática.

Além de tudo isso, você ainda pode modelar da forma que mais combina com a sua casa, deixando-o rebaixado ou fazendo acabamentos diferenciados na superfície.

No entanto, a sua desvantagem é na hora da aplicação, pois ele pode fazer bastante sujeira durante o manuseio do material. É importante citar que em ambientes úmidos a sua vida útil pode ser reduzida, pois ele pode se deteriorar mais rápido.

Forro de madeira

O forro de madeira é uma ótima escolha se você quiser investir em um visual de decoração bem sofisticado e acolhedor.

Esse tipo de material pode ser usado em qualquer ambiente, tudo depende do tipo de madeira que você for usar. Isso acontece porque cada uma vai demandar um cuidado diferente.

Além disso, ele possui um bom isolamento térmico e acústico e é totalmente sustentável, pois é uma matéria-prima natural.

No entanto, a sua principal desvantagem é que precisa de uma manutenção periódica, para evitar qualquer tipo de praga como cupins ou mofo, que pode destruir todo o material e dar uma boa dor de cabeça.

Forro de PVC

Esse é sem dúvidas um dos tipos de forro para casa que são os mais econômicos do mercado. Isso porque o seu uso dispensa qualquer outro tipo de acabamento, além de ser muito fácil de aplicar e limpar.

Uma das suas principais vantagens é que ele também é muito resistente, por se tratar de um plástico rígido. Quando bem cuidado, ele pode durar por muitos anos.

No entanto, a sua desvantagem é que ele não possui um bom isolamento acústico ou térmico. Por causa disso, a sua aplicação não é recomendada para qualquer ambiente.

Forro modular

O forro modular é bastante comum em ambientes corporativos devido ao seu custo baixo. Ele é feito de placas suspensas que facilitam muito a instalação e a manutenção

Além disso, essas placas possuem alta durabilidade e muitas variedades de acabamento, o que pode ser vantajoso para as diferentes opções de decoração do ambiente.

No entanto, a sua principal desvantagem é que essa opção de forro não é tão resistente à umidade. Outra desvantagem é a limpeza, pois ela não é tão simples com esse material e pode ficar um pouco complicada dependendo da opção modular escolhida.