Agentes comunitários de saúde e de combate as endemias

Qual a diferença entre agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias?

Qualidade de Vida

Neste artigo, você poderá conhecer um pouco sobre as informações de uma das profissões que hoje em dia é de extrema importância, porém é muito pouco valorizada entre a população que é o agente comunitário de saúde e o agente de combate a endemias.

Primeiramente, iremos citar a principal diferença entre essas duas profissões tão importantes hoje em dia, então para saber mais sobre essas informações, você pode continuar no artigo abaixo. 

O que faz um agente de saúde?

O agente comunitário de saúde é responsável por basicamente realizar visitas técnicas para verificar como está a saúde daquela família em todos os quesitos até mesmo observar o estado que está o quintal dessa pessoa. As suas funções e ações consistem na base de estratégias de educação também que geralmente são feitas em domicílio e em comunidades conforme a determinação do Sistema único de saúde (SUS).

Uma das funções do agente comunitário de saúde é realizar o acompanhamento de pessoas em estado de vulnerabilidade, que possuem algum sofrimento psíquico, dependências químicas, e até mesmo  grávidas, idosos, crianças, lactantes, etc. 

Além disso, esses profissionais são responsáveis pela fiscalização dos quintais das pessoas para se certificar de que não existe nenhum foco de criação mosquito da dengue, e até mesmo a situação das ruas da cidade, terrenos baldios e muitas outras formas de fiscalização. 

Abaixo, você poderá conhecer um pouco sobre os principais meios de contratação dos agentes de saúde. 

Quais os meios de contratação?

Primeiramente, as informações que serão citadas abaixo podem variar de cidade para cidade, mas no geral você pode conseguir esse emprego de agente comunitário de saúde através de concursos públicos que são lançados pela prefeitura de sua cidade ou de cidades vizinhas. Ou pode ser que abram uma seletiva interna na prefeitura para a reputação desses agentes.

Abaixo, você poderá se informar sobre quanto um agente comunitário de saúde pode ganhar exercendo sua profissão, claro que existem muitas coisas a serem consideradas na hora da escolha dessa profissão.

Quanto ganha um agente de saúde?

O salário de um agente comunitário de saúde pode ser em média R $1647,00 por mês, o que não é muita pela grande demanda de responsabilidade que essa profissão exige. Além disso, pelo fato do agente comunitário de saúde ser um um profissional contratado através de concursos públicos, ele possui alguns benefícios que geralmente são garantidos, um deles é que eles não trabalham em feriados e finais de semana. Além disso seu trabalho é pesado, mas o que facilita para eles é que os horários geralmente são mais curtos, principalmente às sextas feiras. Só ressaltando que isso pode variar de cidade para cidade, então vale a pena pesquisar melhor para saber como funciona os salários, benefícios e outras vantagens dessa profissão, além de saber também sobre as funções deles.

Abaixo, você poderá saber as principais diferenças entre um agente comunitário de saúde e um agente de combate a endemias. 

Qual a diferença entre eles?

Então a principal diferença entre eles está em suas funções, basicamente o agente comunitário de saúde é mais focado em atender as famílias, já o agente de combate a endemias é focado no local onde eles residem. 

É interessante ressaltar que os dois terão uma comunicação com a população, porém o foco de cada um será diferente, citaremos abaixo dois exemplos:

Iremos supor que o agente de combate a endemia ao ir fazer uma visita técnica na casa da pessoa ele irá analisar o quintal, como está os procedimentos de limpeza, se pode ter algum foco de proliferação de doenças, etc. 

Já o agente comunitário de saúde irá realizar a visita para verificar como está a saúde daquela família, ou seja o contexto de ambos estará sempre direcionado a saúde, porém cada um tem a sua função específica.

É importante pontuar também que o agente comunitário de saúde e o agente de combate a endemias foram e são muito fundamentais para a sociedade no geral, todos devem se lembrar da grande epidemia de dengue a uns anos atrás onde esses profissionais trabalharam duro para conscientizar a população sobre os acúmulos de água parada em diversos pontos, pois esses acúmulos de água proliferam a larva que é responsável pelo mosquito contaminado que são causadores da dengue.

A visita era realizada semanalmente nas casas dos moradores e eles sempre olhavam os quintais, vasos de planta, e até tampinhas de garrafas que eram espalhadas, pois em absolutamente qualquer lugar o mosquito podia se proliferar.

Neste artigo você pode se informar melhor sobre uma das profissões que pode ser pouco valorizada, mas que é fundamental para as comunidades e a população em geral. Além disso, você pode saber também quanto essa profissão recebe e quais as formas de contratação que possuem.