Higienização da língua

Entenda a importância de manter a higienização da língua em dia

Qualidade de Vida Prestação de Serviços

Quando se fala sobre higienização bucal, a primeira coisa que as pessoas pensam é sobre a escovação dentária. O que muitos esquecem é que a língua também faz parte da cavidade bucal, logo sua limpeza deve ser realizada da mesma maneira que se faz com as dentições, pois a negligência pode causar malefícios para a saúde.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom ressaltar a importância que a saúde e higienização bucal tem na vida de cada pessoa, já que, além de ajudar a evitar doenças bucais, você ainda também previne que outras doenças se proliferem em seu organismo.

Caso aconteça algo, visite um consultório dentista o quanto antes.

A escovação dentária deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, com ênfase após cada refeição, pois é a partir dessa hora em que as bactérias mais se proliferam, principalmente quando a pessoa deixa acumular restos de comida entre os dentes, esquecendo o uso do fio dental.

Procure mais detalhes sobre escovação em um consultório dentário.

Riscos de não higienizar a língua

Antes de entender a importância da higienização da língua, nada melhor do que entender quais são os ricos que a não higienização dessa parte irá trazer para sua saúde bucal, já que muitos acabam não fazendo a limpeza dessa área, o que não deveria ser feito, já que é algo de suma importância.

Inclusive, sempre que você realizar uma consulta em uma clínica odontológica, o profissional com certeza irá te instruir a realizar a higienização da língua, além de outras práticas saudáveis para manter a saúde bucal em dia.

Do mesmo modo que os dentes, a língua tem sua importância para a saúde bucal, já que a mesma está presente no processo de mastigação, os resquícios alimentares que muitas vezes ficam retidos nos dentes, podem muito mesmo ficar acoplados na língua, causando algumas complicações.

Apesar de ser mais claro enxergar restos de comida nos dentes, isso não significa que não acontece a mesma coisa na língua, inclusive, acontece na mesma frequência, ou até mesmo em maior volume.

Caso você esteja apresentando algum problema nos dentes ou gengiva, realize uma consulta a um dentista especialista em gengiva.

Uma vez que a limpeza nessa área não é realizada, você fica propenso a diversas condições que podem afetar a saúde bucal como, por exemplo:

  • Contaminação dos dentes e gengivas;
  • Infecções generalizadas;
  • Halitose;
  • Saburra na língua.

Falando mais sobre essa última condição, conhecida como saburra lingual e pode ser chamada também de língua branca, é uma situação que na verdade é bem comum, mas ocorre primordialmente pela falta de higienização local, levando a formação de uma placa esbranquiçada e uma textura um pouco pastosa, causadora de mau hálito.

Essa placa branca é formada de restos de células e de bactérias, que de alguma forma ficaram retidas na sua língua, onde a maior causa disso é justamente a falta de higienização bucal.

Se você apresentar esse sintoma você deve ir a um dentista urgente, para evitar que problemas mais graves ocorram.

Importância da higienização lingual

Agora que ficou mais claro o que pode ser causado caso você não realiza a higienização, é relevante entender a importância de uma boa higienização lingual, já que trará diversos benefícios para a sua saúde bucal, além de impedir que problemas como a saburra, por exemplo, ocorram.

Muita gente acha que a escova que é utilizada nos dentes, tem a mesma eficácia se utilizada na língua, o que não é o caso.

Para limpar essa região, existem ferramentas exclusivas que são essenciais para uma melhor limpeza, nesse caso, se chama raspador lingual, muito recomendado pelos profissionais de odontologia.

É comum as pessoas sentirem ânsia de vômito quando realizam a escovação dessa região, e é nessa hora que o raspador lingual brilha, pois além de ele fazer com que sua língua fique extremamente limpa, ele ainda evita que sinta esse impulso.

Dessa maneira, pode-se dizer que a higienização bucal como um todo é paralelamente importante à limpeza dentária, já que a proliferação de bactérias pode ocorrer nesses dois locais, o que muita gente acaba esquecendo e negligencia a higienização lingual. 

Além disso, vale lembrar que a saúde bucal não é possível ser mantida apenas em casa, mas deve-se sempre ter um acompanhamento profissional adequado, pois é ele que irá tratar sua cavidade bucal caso apresente qualquer problema.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.