Os 4 erros de quem tenta fazer Panetones e Chocotones

Se tem um alimento que não pode faltar no Natal brasileiro é o panetone. Mas, com o preço cada vez mais caro das versões industrializadas, as receitas caseiras estão se popularizando.

Só que, apesar de parecer fácil, os panetones caseiros quase nunca ficam iguaizinhos aos do supermercado. Por que será que isso acontece?

Continue lendo para saber dicas essenciais para fazer um panetone ou um chocotone caseiro perfeito e não gastar mais dinheiro para comprá-los no mercado.

Como deve ser a textura do panetone?

Para saber que deu algum problema no panetone é preciso saber reconhecer como a sua massa deve ficar. Caso contrário, você pode acabar servindo ou vendendo um panetone ruim sem nem notar.

Bom, o panetone é um pão doce úmido, por isso a sua textura deve ser macia e não pode quebrar. Ao experimentar, ela deve desmanchar na boca. Ele também deve ser bastante aerado. Isto é, ele não pode estar murcho e o seu interior deve ter pequenas cavidades que indicam que a massa cresceu bem e formou espaço de ar.

Quais os problemas mais comuns ao fazer panetone?

A receita de pão de Natal não é tão fácil, considerando todos os problemas que podem acontecer com a massa. É muito comum, por exemplo, um panetone que:

  • não cresce;
  • murcha depois de crescer;
  • fica seco;
  • craquela ao ser cortado;
  • fica denso e pesado;
  • não cozinha por dentro;
  • fica muito gorduroso.

4 erros na hora de fazer chocotone e panetone

Todos os problemas citados acima costumam decorrer de quatro erros principais durante a confecção de um panetone. É importante ter em mente que massas de pães e bolos, ao contrário de outras sobremesas, costumam requerer uma confecção minuciosa. Então, mesmo que o erro pareça pequeno, ele pode desandar a receita toda.

Confira abaixo quais são essas falhas comuns e nunca mais tenha problemas ao seguir receitas de panetone e chocotone.

Não pesar os ingredientes

Como foi citado, as receitas de massas são mais sensíveis a pequenos erros. Para que o prato fique de acordo com o esperado, cada medida precisa ser exata.

Por isso, quem segue uma receita que utiliza copos e colheres pode acabar com um chocotone com uma textura muito densa ou seca, já que cada copo e cada colher possui dimensões diferentes. Para fazer um panetone delicioso, vale a pena investir em uma balança para medir os ingredientes com exatidão.

Não sovar o suficiente

Pães macios contém muito glúten. Para isso, além de usar o fermento certo e deixá-la descansar, deve-se sová-la bastante.

Dedique cerca de dez minutos, pelo menos, batendo na massa e só pare quando a receita estiver soltando das mãos e não estiver densa. Ao alcançar o ponto, não continue batendo ou a fermentação será tão rápida que o panetone não terá tempo de absorver o gosto dos ingredientes.

Não prá-aquecer o forno

É muito importante pré-aquecer o forno, pois eles demoram um tempo até atingirem a temperatura ideal para o cozimento de pães e bolos. Então, colocar uma massa em um forno que não foi pré-aquecido faz com que ela cozinhe de forma desigual conforme a temperatura aumenta.

Para ter um panetone ou um chocotone perfeito, ligue o forno a 180 graus Celsius por 30 minutos antes de colocar a receita para assar.

Não deixar a massa de cabeça para baixo

Parece estranho, mas o panetone precisa “morcegar” um pouco depois de pronto, o que significa que ele precisa ser deixado de cabeça para baixo. Isso pode ser feito com ele ainda na forma, até que a sobremesa esfrie completamente, e serve para que a massa não murche enquanto está quente, já que é muito fofinha.

Com essas dicas, não tem como errar no panetone. Esse pão tradicional poderá ser feito para aproveitar o Natal, para ser dado de presente, para comer fora de época ou até render um dinheiro extra com as suas vendas. Gostou? Então corre para testar as dicas e depois diga nos comentários se funcionou.