5 passos para abrir uma academia do zero

Por mais que empreender seja desafiador, vamos entender que abrir uma academia não está restrito apenas para profissionais da educação física.

Antes de mais nada, precisamos destacar o aumento significativo de pessoas que buscam espaços adequados para se exercitar.

Os influenciadores, as redes de comunicação e a medicina apontam para a importância do exercício para qualidade de vida. Em outras palavras, abrir uma academia é sucesso!

Nesse sentido, você que deseja investir em um local rentável e com possibilidades de crescimento, anote as dicas e embarque nesse universo fitness.

  Visite o local e entenda o funcionamento

É provável que esse passo cause estranhamento, afinal, quem nunca entrou em uma academia?

Contudo, não basta somente conhecer o local de forma superficial. Você que deseja empreender, precisa se familiarizar e conhecer de forma completa o local.

Só para exemplificar, abrir uma academia será inaugurar uma nova casa. Um empreendimento que exigirá tempo e permanência integral.

Planejamento 

Com toda a certeza, planejar e construir ideias será um diferencial nessa jornada. Lembre-se que nenhuma construção é edificada sem os projetos e um planejamento.

Nesse sentido, antes de abrir uma academia trace objetivos e metas para a concretização do projeto. Realize um levantamento de tudo que você necessita para abrir esses estabelecimentos.

  • Espaço físico;
  • Regularização;
  • Alvarás de funcionamento;
  • Funcionários;
  • Gastos para manutenção (água, luz, internet, telefone);
  • Máquinas (equipamentos da academia).

Importação de Máquinas

Uma vez que estamos falando sobre planejamento, um ponto importante para abrir uma academia do zero, é entender a respeito da importação de máquinas.

Afinal, o funcionamento efetivo do seu estabelecimento dependerá das máquinas que estarão disponíveis para os futuros clientes.

Nesse sentido, comece pesquisando os fabricantes de equipamentos fitness. Os principais e mais notórios se encontram no mercado chinês. 

Depois que contatar os vendedores, busque entender sobre o as inspeções de embarque e todo o processo de saída e chegada dos equipamentos.

É provável que no início você encontre dificuldades, contudo, antes de fechar as compras verifique todas as questões de segurança. Abrir uma academia depende de máquinas de qualidade.

Pesquise o comércio local 

Para que o estabelecimento tenha fluxo de pessoas, a pesquisa do comércio local é essencial antes de abrir uma academia.

Por mais que o valor do aluguel seja atrativo no primeiro momento, a região precisa ser movimentada. Ou seja, perto de escolas e lojas comerciais.

Só para exemplificar, você precisa ser visto para ser lembrado. Ou seja, as pessoas que transitam diariamente pelas vias, precisam perceber o estabelecimento.

Locais escondidos e distantes dos grandes centros, não é uma boa opção para abrir uma academia. Converse com os comerciantes e entenda um pouco mais sobre o lugar.

Levantamento dos documentos necessários para abrir uma academia

Em princípio, o empreendedor deve comparecer até a junta comercial da sua localidade, ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Os documentos solicitados são:

  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN);
  • Comprovante DARF (juros pagos).

Depois que realizar o registro da firma, ele receberá o número de identificação do registro. Através desse número ele deverá realizar o agendamento na Receita Federal.

Nesta consulta serão apresentados todos os documentos necessários para abrir uma academia. Após a aprovação ele será encaminhado para a prefeitura e solicitará o alvará.

Por fim, o empreendedor realizará uma inscrição estadual e um cadastro na Previdência Social. Todos esses passos precisam ser seguidos para o funcionamento regular da academia.

Contrate profissionais capacitados

Assim como existe um investimento no local, nos aparelhos e na estrutura da academia, os profissionais que atuarão também precisam ser selecionados de forma cuidadosa.

Por mais que você não seja graduado em educação física, os profissionais que atuarão diretamente com os alunos precisam possuir esse conhecimento teórico-prático.

Afinal, eles precisam orientar de forma adequada e entender quais pontos precisam ser trabalhados durante os treinos.

Da mesma forma, os profissionais recepcionarão os clientes e serão responsáveis pela limpeza e manutenção do local. Todos precisam de preparo e capacitação.

Não basta somente abrir uma academia, você precisa de pessoas que possibilitem que ela ganhe vida.

Conclusão

Abrir uma academia do zero não é tão simples, não é mesmo? Contudo, é um desafio possível! 

Isto é, estude e conheça um pouco mais sobre esse universo. Converse com outros empreendedores e não pule etapas!

Os passos possibilitam que você cumpra as metas e no final alcance o sucesso que tanto sonhou!