Vulgar Na Moda

O que é Considerado Vulgar na Moda?

Design e Moda

O que é considerado vulgar na Moda? | “Aí, mas tal coisa não vai ficar vulgar? “… vulgaridade é um receio com o qual eu lido diariamente – seja atendendo, seja dando aula para outras profissionais.

Esses dias mesmo, uma aluna falou “mas Érica, se uma mulher usar uma saia curta no ambiente de trabalho, não é vulgar?”

E bom, para além de todas as problematizações que eu já fiz e continuarei fazendo sobre o que é a vulgaridade, se não (mais) uma forma de controle do corpo feminino, ela é um ótimo exemplo do que eu quero dizer quando afirmo. Veja o restante em nosso site.

O que é Considerado Vulgar na Moda?

Não existem regras na Moda e a gente precisa aprender a olhar para além delas.

Você sabia que quando os Baby Boomers se apropriaram do look “jeans-e-camiseta”, que você provavelmente tem ou já teve no seu armário, essas eram consideradas peças vulgares?

O jeans porque era uniforme de trabalhadores braçais – e tudo que vem das classes mais baixas sempre é lido como vulgar, nessa construção bizarra de sociedade. A camiseta porque era – veja bem – praticamente uma roupa íntima.

O Que É Considerado Vulgar Na Moda
O Que É Considerado Vulgar Na Moda

Você já parou pra pensar que isso que todo mundo encara como peça democrática hoje é praticamente uma roupa íntima masculina de décadas passadas? Pois é.

As calças já foram consideradas vulgares para as mulheres

Outro exemplo são as calças – elemento considerado tão masculino em determinado ponto da história, que alguns países tinham leis para proibir as mulheres de usá-las.

Mulheres foram apedrejadas por usarem algo que, salvo raras exceções, hoje é tão normal no armário feminino. Aliás, como não amar um look após ir até uma costureira e fazer os ajustes de cós de calças jeans e deixá-las modeladas em nosso corpo?

Dá pra pensar também que, em determinados momentos da história, vulgaridade já foi mostrar os tornozelos ?… você imagina que mostrar um filetinho do seu tornozelo pudesse te colocar na temida categoria “piriguete”?

Portanto o que é moda hoje pode não ser mais amanhã, segundo padrões alheios.

Mesmo os ternos masculinos, que estão quase no topo da formalidade hoje, eram os “lounge suits” (basicamente um look de churras de domingo), até que a escala de formalidade fosse se movendo e o terno virasse “arrumadão”.

Diga-se de passagem, um homem que busca por ajustes de terno certamente é um homem elegante que valoriza a alta costura e o empoderamento.

A Evolução da Moda ao longo dos anos

Todas essas mudanças rolaram porque o mundo foi mudando, e os motivos pelos quais essas regras existiam foram reconhecidos como bizarros e combatidos.

A moda precisou se adequar aos novos momentos… o que quer dizer que amanhã pode acontecer a mesma coisa com várias das peças que hoje são consideradas vulgares.

Quer uma prova disso sobre o que é considerado vulgar na moda? a Moda dos anos 90 está voltando com tudo!

Isso só acontece quando alguém entende que faz sentido comprar essa encrenca. Não digo que essa pessoa tenha que ser você, cada um sabe onde o seu calo aperta e o que faz sentido para o próprio estilo

Mas e se você sentir que é? E se você não quiser comprar uma encrenca, mas também não quiser assumir um lado que tá errado?

Eis o que eu falo sobre as regras, então. Mesmo quando a gente fala da parte da “adequação”, elas são mutáveis. Hoje a coisa flexibilizou tanto que o que é formal em um espaço pode ser completamente informal no outro.

Por isso, mais do que aprender a replicar regrinha, a gente pre-ci-sa aprender a fazer leitura do contexto. Não é porque algo existe no “código do vestir” que precisa ser seguido. Se fosse assim, nós poderíamos estar usando espartilhos a uma altura dessas(!).

Ter autonomia no vestir é filtrar o que faz sentido para quem a gente é a cada situação pela qual passamos. Agora que você sabe sobre o que é considerado vulgar na moda, deixe seu comentário!

Pincéis da ZOEVA: Análise 2021