Limpeza domiciliar empresariais e industriais

Qual é a diferença das limpezas domiciliares, empresariais e industriais?

Casa e Decoração Prestação de Serviços

Muito se fala em limpeza, contudo, há diversos tipos de limpezas que podem ser classificados e diferenciados de acordo com o ambiente e suas características.

Ou seja, há aquela mais comum que está presente em todos os lares que é a domiciliar, mas não há somente essa.

Desta forma, há também limpezas chamadas empresariais e industriais que têm incidência em um local específico.

Além disso, o ambiente dessas limpezas não é a única diferença para a domiciliar, há diferença também no modo em que são realizadas.

Como é a domiciliar?

A limpeza domiciliar é a mais comum quando se fala de fato em limpeza, pois ela consiste naquela realizada no dia a dia nos lares das famílias.

Isto é, se trata de uma higiene que pode se realizar de maneira fácil e simples por qualquer pessoa que possua os objetos para isso.

Em suma, para realizar uma limpeza domiciliar você pode precisar de:

  • Rodo ou vassoura
  • Aspirador de pó
  • Flanela ou pano
  • Desinfetante e lustra móveis
  • Balde ou mangueira
  • Sabão ou detergente
  • Bucha, dentre outros.

Isso ocorre porque por ser uma limpeza simples e acessível todos os itens estão presentes em qualquer supermercado ou loja de produtos de limpeza.

Portanto, não há segredo para quem deseja realizar essa limpeza que afinal deve ser feita de tempos em tempos, já que a casa sempre torna a ficar suja.

Desse modo, a característica de uma limpeza feita em casa é muito simples, basta limpar da maneira comum aquilo que se está sujo.

Ou seja, se há um banheiro sujo, por exemplo, basta pegar um balde com água, uma bucha, detergente neutro, vassoura para esfregar e rodo que você já consegue fazê-la.

Isso acontece porque não é necessário nenhum preparo especial ou fazer uma limpeza pesada para retirar organismos e bactérias presentes na casa.

O que é a limpeza empresarial?

De modo geral, a limpeza empresarial existe para que se evite riscos à saúde dos trabalhadores e para manter o ambiente limpo.

Em suma, a limpeza em questão vai além de pisos e superfícies sem poeiras ou sujeiras vista por qualquer pessoa.

Ou seja, trata-se de um lugar que deve estar inteiramente limpo, desde os mínimos detalhes até as grandes superfícies.

Isto é, se torna importante evitar esse tipo de problema em favor da saúde das pessoas que ali passam o dia, além de estar de acordo com boas condições de trabalho.

Desta forma, é necessário para realizar a limpeza empresarial:

  • Produtos de boa qualidade e sem odor, de preferência os neutros
  • Profissionais capacitados para fazê-la
  • Ter um cronograma e um procedimento correto
  • Seguir as normas de vigilância sanitária
  • Limpezas e correções de urgência devem ter prioridade

Seguindo essa linha, você manterá sempre o local com boa visibilidade e manterá a preferência dos clientes pelo cuidado com a limpeza.

Portanto, há somente vantagens em se manter o ambiente empresarial limpo e organizado, melhorando a eficiência e a aparência do local.

Como é a limpeza industrial?

A limpeza industrial pode ser considerada a mais pesada e mais difícil de fazer de todas as limpezas existentes, assim como a hospitalar.

Isso acontece porque geralmente nas empresas se produz alimentos em linha de produção diretas, de modo que deve haver uma higiene rigorosa de um produto para outro.

Desse modo, ao manter o ambiente limpo evita-se a contaminação cruzada e por bactérias e organismos presentes nas linhas de produção.

Portanto, é função da referida higiene industrial manter a saúde dos trabalhadores e dos consumidores finais do produto ali fabricado.

Ainda, uma forte característica da referida limpeza é ter que seguir os padrões regulados pela vigilância sanitária.

Em suma, a limpeza industrial não pode nunca se resumir a retirar as sujeiras e poeiras visíveis sobre os lugares.

Ou seja, há a necessidade de uma higiene profunda para que de fato haja a desinfecção e a retirada dos organismos como bactérias, fungos, dentre outros.

Logo, não é possível que qualquer pessoa realize essa limpeza e muito menos com produtos comuns usados na domiciliar.

Isso ocorre porque é necessário utilizar materiais específicos para piso de fábrica e indústria, além de ter a maneira e sequência de higiene correta.

Isto é, há até mesmo os lugares em que se deve limpar antes de outros, para não correr o risco de levar sujidades e microrganismos para outros ambientes.

Por fim, como se trata de um complemento à limpeza, utiliza-se produtos com base de cloro, álcool, hipoclorito de sódio e outros.

A limpeza industrial, portanto, deve se fazer corretamente e conforme cronograma para que se evite danos maiores à população.