Informática básica

Informática básica: Saiba como surgiu

Educação

Com o avanço do mundo digital se torna cada vez mais importante possuir os conhecimentos sobre informática básica.

Isso ocorre porque com o passar do tempo as coisas tendem a evoluir e se adaptar a uma nova realidade.

Por essa razão é importante ter o conhecimento necessário sobre informática, para conseguir se virar nos momentos que mais precisar.

Portanto, resta analisar o que é, como surgiu, quando e onde, além de mostrar qual função essa informática em si possui.

O que é informática básica?

Informática básica é todo o conjunto de conhecimentos existentes na área, de modo mínimo, para que o sujeito seja parte da sociedade digital.

Isto é, trata-se do conhecimento necessário básico que o indivíduo possui para se considerar parte da sociedade digital moderna.

Portanto, é o conhecimento raso sobre informática mas que pode gerar uma discussão ou debate sobre o assunto em questão.

Ou seja, permite que a pessoa defenda aquilo que entende e mostre a outros que ainda não entendem muito como aprender o básico.

De certo modo, é o conhecimento necessário para que grande parte da população que não precisa de assuntos aprofundados na área possa lidar bem com as situações.

É também um ponto diferente na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo, pois o básico é essencial para se utilizar um computador ou outros aparelhos.

Desse modo, não se exige muito mais que isso para qualquer pessoa, pois um assunto profundo é para aquele que atua na área.

O termo “informática”

O termo “informática” surgiu em 1956, por um cientista que publicou um jornal com a descrição sobre processar informação.

Desde então a palavra ficou como um termo alemão que está relacionado à ciência da computação.

Portanto, esse termo é até os dias atuais utilizado para descrever um conjunto de conhecimento no que se refere sobre coletar, processar e guardar a informação digital.

No que diz respeito ao Brasil, ainda se utiliza o termo e o primeiro computador construído no país ocorreu em 1972, na escola da USP.

No entanto, a parte comercial da internet se iniciou em 1994, com um projeto da Embratel, que acessava internet por linha discada, dando acesso à informática básica.

Desta forma, o termo em si nada mais significa do que uma informação automática, tendo em vista a evolução da mesma.

Qual é a função da informática básica?

Com o avanço da modernidade e dos meios de comunicação, a informática básica faz a função de informar e atualizar a sociedade.

Ou seja, para se ter acesso às informações no mundo moderno é necessário entender ao menos o básico da informática.

Isso ocorre porque a computação e a informática existem em quase tudo que fazemos e consumimos hoje em dia, desde produtos a serviços feitos.

Desse modo, todo o meio em que se vive está ligado a pelo menos uma informação básica de informática.

Como por exemplo, para acessar um meio social é necessário saber criar uma conta e mexer dentro da rede, seja para adicionar amigos, compartilhar fotos ou conversar.

Do mesmo modo, diversas empresas hoje em dia utilizam seu próprio sistema em rede, do qual o trabalhador deve saber usar o computador para acessar.

Ainda, sempre se acessam gráficos e mapas, no entanto, para que ocorra exige uma informação básica de pacotes como word, excel, dentre outros.

Portanto, a informática básica está presente de todo modo na vida da população, seja para quem produz um gráfico ou para quem aprendeu a ver o mesmo.

Um mundo global exige cada vez mais noções de informática, assim como diversas provas e concursos desejados por parte da população.

Contudo, não significa dizer que ter acesso apenas ao básico é ruim, vez que é suficiente para colocar o indivíduo na sociedade moderna.

Quando e como surgiu a informática básica?

A primeira criação da informática não foi o computador como muitos imaginam, mas sim a calculadora que realiza funções básicas.

Isto é, a primeira calculadora foi inventada por um francês em 1642, sendo a primeira criação na área da informática.

Portanto, este foi o ponto de partida para o início da informática mas logo após começaram a surgir os primeiros computadores.

O primeiro computador foi criado por Charles Babbage, filho de um banqueiro que se tornou engenheiro e matemático.

No Brasil, o primeiro computador surgiu em 1972 na USP em parceria com a PUC, que buscava criar sistemas para a Marinha do país.

Contudo, a parte comercial se deu em 1994 quando ainda se utilizava linhas discadas, somente após vindo a ter via RENPAC ou linhas E1.

Já fora do Brasil, a descoberta da informática se deu em 1956 pelo cientista Karl SteinBuch que iniciou a era da computação em grande escala.

Por fim, a informática básica evoluiu muito em pouco tempo, já que a cada dia se descobre mais coisas sobre suas funções e suas versões.