Conheça os alimentos que contribuem para a sua saúde bucal

Conheça os alimentos que contribuem para a sua saúde bucal

Qualidade de Vida

A alimentação pode interferir diretamente na nossa saúde bucal, isso porque os alimentos ricos em carboidratos e açúcares podem favorecer o surgimento de cáries. Além disso, a falta de bons nutrientes também acabam causando doenças periodontais.

 

As doenças periodontais são originadas pela má higiene bucal ou pela falta de nutrientes bons para manter seu organismo saudável. Uma alimentação rica em alimentos industrializados não oferece as vitaminas necessárias para manter a sua saúde bucal.

 

Se a alimentação vai ser uma aliada ou não da saúde, só irá depender do indivíduo, pois existem até alimentos que, quando consumidos em excesso, podem manchar os dentes, sendo necessário buscar por um dentista que faça clareamento dental preço.

 

Entre os benefícios de manter uma alimentação saudável, podemos destacar:

  • Aumento da disposição;
  • Prevenção de doenças periodontais;
  • Contribui para uma boa noite de sono;
  • Ajuda a prevenir a anemia e desnutrição;
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso.

 

Para saber quais alimentos podem prejudicar a sua saúde bucal e quais contribuem para uma dentes fortes, confira os tópicos a seguir.

 

Alimentos que prejudicam a saúde bucal

Os alimentos ricos em açúcares, principalmente quando consumidos em excesso e diariamente, podem contribuir para o surgimento de cáries.

Porém, além das cáries, uma má alimentação também pode causar inflamação das gengivas e sensibilidade nos dentes.

 

Dessa forma, se essas doenças não forem identificadas e tratadas logo no início, podem levar até a perda dentária, fazendo com que a pessoa tenha que procurar por uma clínica de implante dentário.

 

Confira a seguir os alimentos que podem prejudicar a sua saúde bucal:

  1. Vinho tinto

O vinho tinto possui substâncias que podem corroer os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, o que diminui a produção de saliva, que é a responsável por ajudar a remover os restos de alimentos da boca.

 

A baixa salivação faz com que a boca fique seca, o que torna a boca um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e cáries, além de prejudicar o seu tratamento com um aparelho dentário invisível.

  1. Doces e refrigerantes

Os alimentos e bebidas ricos em açúcar podem prejudicar os dentes e as gengivas, pois quando consumidos em excesso e sem cuidados com a higiene bucal, levam ao surgimento de bactérias que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

  1. Frutas cítricas

As frutas cítricas como limão, laranja e uva, e os seus respectivos sucos, ajudam a aumentar o desgaste dos dentes, principalmente quando são consumidas sem um acompanhamento, como um pão, por exemplo.

 

Vale pontuar que frutas cítricas possuem vitaminas das quais auxiliam na manutenção do corpo, contudo, o consumo deve ser acompanhado de cuidados com a saúde dental.

  1. Alimentos ricos em carboidratos

Os alimentos ricos em carboidratos, principalmente a batata, o pão, o macarrão, o feijão branco e os cereais, pois eles ficam presos nos dentes com mais facilidade, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias causadoras de cáries.

Alimentos que contribuem para a saúde bucal

Manter a saúde bucal em dia pode demandar uma série de cuidados, como utilizar um aparelho invisível, além de uma dieta saudável.

 

Os alimentos saudáveis devem fazer parte do seu dia a dia, assim como manter uma boa higiene bucal.

 

 Confira a seguir os alimentos que podem te ajudar a ter uma boa saúde bucal:

  1. Maçã

A maçã, além de ser uma fruta de fácil acesso e com um bom custo-benefício, ela é um alimento que contribui para a sua saúde bucal.

 

Por ser uma fruta fibrosa, ela auxilia na limpeza dos dentes, estimula a salivação e neutraliza o pH da região.

  1. Queijo e iogurte

Tanto o queijo como o iogurte são alimentos ricos em cálcio e fósforo, duas substâncias que possuem um papel fundamental no fortalecimento dos dentes, além de auxiliar na reparação do esmalte dentário.

  1. Ovos

Os ovos são alimentos que ajudam a manter o corpo saudável, pois são ricos em fósforo e proteína, que por sua vez contribuem para a redução do surgimento de doenças periodontais.

 

Pontuando que mesmo consumindo proteínas e cálcio, os dentes ainda são sensíveis e pancadas ainda causam lesões. Em situações assim, o tratamento mais indicado é a lente de dente.

  1. Morango

Além de ser uma fruta saborosa, o morango é rico em vitamina C, uma substância responsável pela produção do colágeno e que ajuda na saúde da gengiva.

 

Essa vitamina também combate o acúmulo de placa bacteriana, o que ajuda a manter os dentes mais brancos.