Estilista de moda

Estilista de moda: Saiba mais sobre o que fazem e se vale a pena ser um!

Design e Moda

Com certeza você já se deparou com um desfile de moda e imaginou qual é o processo por trás dele. Sendo assim, é válido dizer que a importância de um estilista de moda para eventos como esses é enorme. Fora isso, o estilista pode atuar como figurinista e em outras áreas que envolvem o desenvolvimento de looks e moda.

Apesar de ser comum pensar que estilistas trabalham apenas com roupas elegantes, de marca e de luxo, isso é um mito. O fato é que a atuação dos estilistas é algo que influencia diretamente em nosso dia-a-dia. O estilista de moda é quem oferece todos modelos de roupas que utilizamos hoje em dia.

Sem a presença dessa atuação, não teríamos muitas das peças que vestimos de forma casual e formal. Caso você seja uma das pessoas que está pensando em estudar moda, fazer faculdade de moda ou é curioso sobre o assunto, continue lendo. Iremos detalhar um pouco mais sobre o que um estilista de moda faz.

Estilista de moda: Saiba o que fazem na profissão

Já pensou o que um estilista realmente faz durante seu dia-a-dia profissional? O brilho de profissionais como esses não está presente apenas em passarelas. Além disso, vale notar que apenas profissionais conhecidos, dedicados e experientes chegam a produzir peças para as passarelas.

Para além de desenhar peças, este profissional também passa muitas horas em pesquisas, testes de tecidos e modelagem, criação de coleções inteiras, além de realizar todo o planejamento de desfiles e apresentação das criações.

Apesar de ser uma profissão desafiadora, que requer muita pesquisa e treinamento, ela é cheia de oportunidades. Existem muitas formas de um estilista de moda aplicar seus conhecimentos. Continue lendo e compreenda mais sobre suas aplicações.

Relacionado: O que é Considerado Vulgar na Moda?

Onde um estilista de moda pode trabalhar?

O estilista de moda pode trabalhar muito além das passarelas, até promovendo consertos básicos como por exemplo o ajuste de um terno. Sendo assim, é possível que ele participe de design de produtos, editoriais e até mesmo na literatura. Além disso, o estilista pode trabalhar por conta própria ou em grandes empresas.

Fora isso, o estilista pode atuar de forma autônoma, criando peças específicas para seus clientes privados. Além disso, muitos estilistas também criam conteúdo na Internet voltado para moda. Para apresentar seu trabalho, é comum ver estilistas no TikTok com páginas dedicadas ao assunto.

Quando se fala do trabalho junto de empresas, o estilista pode ter várias oportunidades em indústrias têxtil, confecções e alfaiatarias. Além disso, o estilista pode trabalhar na cinematografia. Ou seja, fazendo o visual dos personagens em séries e filmes.

Vale a pena ser um estilista?

Apesar de sua formação ser obrigatória para atuar profissionalmente como estilista e necessitar de muita pesquisa, vale a pena ser um. Ser um estilista de moda garante várias oportunidades dentro e fora do Brasil, além disso garante um salário de um estilista pleno pode chegar a R$ 1.936,60. Além disso, há oportunidades em vários tipos de indústrias, sendo um estilista de moda.