Estratégia de Link building: uma poderosa ação de marketing

Estratégia de Link building: uma poderosa ação de marketing – Você já ouviu falar em link building? Se deseja saber link building o que significa, assim como essa estratégia pode ser uma excelente ferramenta para melhorar o ranqueamento do seu site no Google, continue a leitura deste artigo. 

Conceitos iniciais sobre o link building o que significa

A internet conta com várias ferramentas digitais como blogs, sites e redes sociais. Com sua popularização, um elemento que ganhou destaque foi o link.

Seja para a inserção de um endereço dentro do texto (hiperlink) que direciona o leitor para uma outra página, ou simplesmente para disponibilizar um endereço eletrônico, a linkagem de urls ganhou cada vez mais importância e destaque, adquirindo um contexto estratégico.

O fato é que os links sempre tiveram uma relevância dentro do cenário web, pois, por meio deles, o leitor consegue acessar diversos sites e criar uma rede de informação, sendo direcionado entre páginas de interesse/valor. Mas, e o link building o que significa? 

Com essa apresentação inicial, podemos dizer que o linkbuilding visa, exatamente, a construção dessas redes por meio de uma linkagem estratégica. Ou seja, é uma ação que consiste na obtenção de links externos para um determinado site, podendo oferecer outras linkagens. 

Essa ação é feita porque consegue agregar mais relevância a um texto ou uma determinada página, contribuindo para a melhora do ranqueamento do site no Google. 

Conheça os benefícios em utilizar o link building

Um dos grandes desafios das empresas, atualmente, com a expansão da concorrência e a presença no cenário online, é obter um bom ranqueamento no Google – visto que a plataforma otimiza o alcance e as oportunidades. 

Ou seja, essa disputa ocorre porque quanto melhor o ranqueamento, mais a empresa tem chances de ter visibilidade. 

Esse posicionamento pode ser conquistado de diversas formas, partindo de otimizações consideradas orgânicas, ocorrendo no próprio site ou em páginas parceiras (como o linkbuilding), bem como por impulsionamento pago, como anunciar no Google Ads.

Nestes casos, as estratégias são voltadas para a criação de uma campanha no Google, direcionada para o público-alvo e que conta com técnicas que demandam o uso de palavras-chave, visto que elas é que serão impulsionadas para aparecer nos resultados de pesquisa, por exemplo.

Contudo, somente essa ação – mesmo sendo muito efetiva – não é o bastante para criar relevância e autoridade.

Assim, além do investimento em anúncio pago via Google Ads, o Google leva em conta outras características de um site para melhorar o seu ranqueamento, o que significa que outras medidas podem ser adotadas para melhorar o posicionamento e reconhecimento da marca. 

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Posicionamento de site: como verificar se o site está posicionado corretamente

Uma dessas estratégias é o uso de links externos e internos dentro de um texto, ou seja, o link building. Ao utilizar essa estratégia, a empresa consegue:

  • Melhorar o seu posicionamento no Google;
  • Aumentar a visibilidade em relação aos clientes;
  • Converter as audiências entre as páginas linkadas;
  • Agregar maior valor ao seu negócio e página;
  • Promover uma melhor interação entre público e cliente;
  • Gerar maior autoridade para a marca. 

A partir do momento que você compreendeu o que significa o  link building, assim como as vantagens em aplicar essa estratégia, vamos entender como ela pode ser aplicada em seu negócio!

Como essa estratégia pode ser aplicada em sua empresa?

Basicamente, o link building é uma estratégia de marketing que cria a rede de linkagens dentro do próprio site, ou pode atuar com a criação de parcerias, realizando troca de links ou conteúdos.

Nesse sentido, a principal estratégia utilizada para quem deseja trabalhar com o link building é realizar o investimento na estratégia de Marketing Digital chamada de guest post, que consiste exatamente na troca de link ou conteúdo com redes parceiras.

É importante ressaltar que existem várias estratégias de marketing para o ambiente online, que variam desde a criação de um conteúdo com qualidade e com segmentação adequada até a criação e acompanhamento de ações em redes sociais. 

Inclusive, o guest post pode considerar muitos desses processos e estratégias, agindo em conjunto para otimizar os resultados.

Falando de modo mais específico sobre o guest post, essa estratégia serve como uma âncora para o link que sua empresa deseja direcionar. Dessa forma, existe uma seleção de palavras adequadas, links e conteúdos com qualidade e que agregarão autoridade para sua marca. 

Para que o guest post, assim como toda a estratégia de marketing digital tenha efeito, é importante que a equipe que escreve para o seu site ou crie os conteúdos para troca seja qualificada para a realização do conteúdo. 

Isso representa que é necessário fazer um estudo prévio para entender quem é seu público, desenvolver a persona e, de fato, identificar um conteúdo de relevância para o seu receptor. 

Anunciando em redes sociais 

Por fim, é importante ressaltar a relevância das redes sociais e como elas podem ser aplicadas dentro do seu site, com o direcionamento para sua rede no Instagram Ads, ou vice-versa.

Do mesmo modo, a criação de parcerias nesse ambiente também contribui para a maior relevância do próprio perfil e dos conteúdos produzidos no site, convergindo as audiências.

Assim como no caso do Google Ads, as redes sociais também são utilizadas como estratégias para aumentar a visibilidade da marca, publicar um conteúdo que seja relevante para a persona, assim como promover uma interação entre marca e o cliente, implementando ações pagas para atingir o público de forma mais efetiva e segmentada, direcionando os seguidores e potenciais clientes para o perfil ou site. 

Essas redes podem ser utilizadas para anexar links externos do seu site, promovendo o deslocamento do cliente da rede social para uma página do interesse da empresa. 

Nesse sentido, para aumentar a visibilidade da marca, é importante saber como funciona o Facebook Ads, assim como desenvolver estratégias de relevância para o marketing, como é o caso da troca de links para fortalecer a marca e torná-la mais relevante e visível.