Marketing multinível: é realmente uma boa maneira de ganhar dinheiro?

Gerar altas vendas em pouco tempo sem muito esforço – esse é o sonho de todo empreendedor. Com o chamado marketing multinível, as empresas parecem estar se aproximando desse sonho. 

Esta forma especial de marketing ou vendas não só permite vender produtos em pouco tempo, mas também recrutar funcionários ao mesmo tempo. Explicamos aqui o que está por trás desse sistema ameaçador e criticamente visto.

Definição: Marketing Multinível

O marketing multinível (MLM) é um tipo especial de vendas. Com esse tipo de venda direta, os produtos são vendidos aos clientes por meio de uma rede crescente de funcionários. 

Desta forma, é feita uma tentativa de roubar o cliente diretamente como funcionário, para que este, por sua vez, recrute mais clientes como parceiro de vendas. Porque isso pode criar uma grande rede , também é conhecido como marketing de rede. 

Startups em particular usam esse tipo de promoção de vendas com muito prazer, porque eles podem não só gerar mais vendas em pouco tempo, mas também crescer rapidamente. 

O marketing multinível não exclui nenhum setor. A coisa lucrativa sobre o modelo para os funcionários é que eles também podem ganhar mais em níveis mais altos dentro da empresa. De acordo com isso, os funcionários sobem os degraus internos para gerar mais vendas e venderem muitos produtos.

Marketing Multinível – Um Esquema de Pirâmide?

Com este tipo de distribuição, surge rapidamente a suspeita de um esquema Ponzi. Um esquema Ponzi é um modelo de negócios que se baseia em uma rede de funcionários ou participantes em constante crescimento e isso é essencial para o sucesso da empresa. 

Para que o número de participantes aumente rapidamente, os diretores-gerentes atraem com participação nos lucros ou bônus para o recrutamento de novos funcionários. Só quem traz parceiros a bordo ganha seu dinheiro. 

Como esse modelo de negócios pode entrar em colapso rapidamente se o crescimento de novos funcionários estagnar, esse tipo de venda direta é proibido. No entanto, para reconhecer rapidamente um esquema Ponzi, existem as seguintes características que podem ser usadas para identificá-lo como tal:

  • Anúncio para uma ideia de negócio obviamente simples que pode ser usada para ganhar dinheiro com muita facilidade e rapidez.
  • Com um “pequeno” investimento você pode iniciar o negócio.
  • Uma recompensa ou bônus é usado para atrair mais participantes.
  • Estruturas opacas não permitem identificar o fundador ou iniciador, embora receba uma comissão por cada aumento.
  • Alcançar cargos e salários mais altos por si só serve ao propósito de recrutar cada vez mais pessoas.

É assim que o marketing multinível sério é bem-sucedido

Uma vez que os limites entre marketing multinível e vendas de acordo com um esquema Ponzi fluem entre si, muitas vezes é difícil reconhecer um MMN sério. Para que isso seja possível, você deve se fazer as seguintes perguntas: O cliente compraria o produto mesmo que não recebesse um bônus por recrutar novos funcionários? 

O modelo de negócios também funciona com um número estagnado de vendedores? Se a resposta a essas perguntas for sim, então obviamente isso não é um esquema de pirâmide, mas uma forma séria de marketing de rede.

Os produtos estão no centro do marketing multinível. O objetivo é vender produtos de alta qualidade aos clientes a um preço razoável e também investir constantemente no desenvolvimento de produtos. 

Além disso, os produtos são vendidos para clientes que inicialmente não estão vinculados às vendas. Se esses clientes estão convencidos dos produtos, eles podem usar o marketing de recomendação para aumentar as vendas. 

Assim, o recrutamento de funcionários é, obviamente, uma vantagem para a empresa, mas não é o foco. Se os clientes decidirem se tornar vendedores, eles também recebem treinamento ou educação complementar para apresentar e vender os produtos para outras pessoas de forma qualificada. 

Você pode, portanto, não apenas se tornar um representante da empresa, mas também obter uma renda passiva com uma expansão constante da rede. Porque quanto maior a rede, maior a renda – quanto mais funcionários recrutados, maiores serão seus próprios ganhos.

Você pode reconhecer rapidamente o marketing multinível sério com base nas seguintes características:

  • Produtos de alta qualidade a um preço razoável estão em primeiro plano;
  • Treinamento e educação complementar gratuitos ou baratos para os funcionários;
  • Sem necessidade de investimentos ou mesmo para pequenas quantias
  • Uma riqueza de informações sobre os produtos, a empresa e o nível de gestão;
  • Contatos diretos;
  • Os prós e contras do marketing multinível.
  • Para poder ver de relance as vantagens e desvantagens deste tipo de venda direta, a lista a seguir destina-se a ajudá-lo.

Vantagens 

  • Nenhuma administração de pessoal necessária, uma vez que os parceiros de vendas são autônomos;
  • Atividade de vendas flexível, emprego secundário ou de meio período possível;
  • Parceiros motivados por meio de renda relacionada ao desempenho
  • Mais vendas através de uma grande rede de vendas com parceiros adicionais;
  • Aconselhamento melhorado através do contacto direto com o cliente.

Desvantagens

  • Alto esforço administrativo devido ao treinamento dos parceiros
  • As pessoas que mudam de carreira geralmente não têm experiência comercial;
  • A estrutura da rede de funcionários pode se tornar rapidamente opaca
  • alta rotatividade de sócios;
  • Perigo de cair na ilegalidade. 

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