romantic woman in blue jeans drinking orange cocktail with pleasure indoor shot of smiling blonde girl holding glass of cold juice while sitting in cafeteria scaled

Sucos cítricos: veja como pode ser prejudicial a saúde bucal

Qualidade de Vida

Muitas pessoas são fãs de sucos cítricos. Entretanto, o consumo exacerbado desse tipo de bebida pode ser muito prejudicial à saúde, principalmente para a bucal. Isso porque, eles contêm muita acidez. 

Vale lembrar que, não é novidade para ninguém que a acidez desses tipos de suco podem ter muitos benefícios e muitos malefícios para a saúde por se tratar de um componente muito peculiar. 

Dessa forma, infelizmente, é preciso tomar cuidado com a ingestão dessa substância, uma vez que ela pode acabar mexendo com a saúde bucal de formas indesejadas, principalmente para pacientes que utilizam aparelho dental invisível.

Quer saber o porquê? Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os sucos cítricos e entenda por que é preciso ter cuidado com esse tipo de alimento, além de conferir a importância de cuidar da sua saúde bucal. 

Quais sucos são prejudiciais?

Poucas pessoas sabem, mas, os alimentos cítricos são determinados ácidos justamente porque eles são medidos conforme o seu pH. 

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), os alimentos com um pH acima de 7 são considerados alcalinos. Já aqueles que possuem um pH abaixo de 7 são tidos como ácidos. 

É importante ressaltar que quanto menor o pH, maior o nível de acidez, e é justamente ela que pode fazer mal para os dentes e favorecer o surgimento de diversas doenças bucais, questão que pode levar o paciente a ter que fazer um clareamento dental.

Portanto, confira a seguir as 13 frutas mais ácidas, que devem ser consumidas com um maior cuidado e observação. 

  • Suco de limão;
  • Limão;
  • Suco de cranberry;
  • Ameixa;
  • Uva;
  • Romã;
  • Toranja;
  • Mirtilo;
  • Abacaxi;
  • Maçã;
  • Pêssego;
  • Manga;
  • Laranja.

Todas as frutas citadas acima possuem um pH menor que 3, ou seja, são consideradas extremamente ácidas. 

Em suma, essas frutas podem ser maléficas para o dente pois elas acabam degradando o esmalte, fator que acaba deixando a arcada dentária mais sensível. 

Dessa forma, as áreas afetadas e enfraquecidas devido a desmineralização podem ficar sensíveis à temperaturas extremas ou a alimentos doces, causando a sensibilidade dental, e até mesmo cáries.

Vale lembrar que todas essas doenças podem causar até mesmo a queda ou a extração do dente, situação que pode levar o paciente a precisar fazer um implante de dente.

Alimentação para a saúde bucal

Muitas pessoas acreditam que para ter uma saúde bucal de qualidade basta ter uma boa higiene dos dentes. 

Entretanto, apesar de ser fundamental e ter o poder de evitar uma série de doenças dentais, a escovação não é a única agente quando o assunto é saúde bucal. 

Isso porque, outros fatores também importam muito, como por exemplo a alimentação e a hidratação da boca. Isso porque, existem uma série de alimentos que podem fortalecer cada vez mais os dentes, bem como, outros que favorecem as doenças bucais e o enfraquecimento da arcada dentária. 

Confira a seguir alguns alimentos que podem fazer bem e os que fazem mal para a saúde da boca. 

Alimentos que fortalecem os Dentes

Esses são alguns dos alimentos que devem ser consumidos, para fortalecer os dentes e que podem fazer bem à saúde bucal de modo geral. 

Laticínios

Todos os alimentos derivados do leite, os laticínios, são benéficos para os dentes por serem ricos em cálcio, elemento essencial para dentes fortes. 

Além do cálcio, eles também são ricos em fósforo, minerais essenciais para a formação estrutural dos dentes. 

Fora isso, eles também possuem proteínas que diminuem a acidez bucal e protegem o esmalte do desgaste e evitam dentes amarelados. Mas, caso isso aconteça, é só buscar por um clareamento dental preço.

Peixes

Os peixes também são fortes aliados da saúde bucal. Dessa forma, o consumo de salmão, sardinha e atum são ótimas fontes de cálcio, além de serem ricos em vitamina D. 

Essa vitamina trabalha diretamente com a absorção e fixação do cálcio, o que faz destes peixes excelentes fortificantes dos dentes. 

Chicletes sem açúcar

Apesar de uma possível surpresa para muitas pessoas, o chiclete é um ótimo aliado para os dentes, desde que ele seja sem açúcar. 

Isso porque, ele estimula a formação de saliva na boca, fazendo com que ela fique bem hidratada.

Alimentos que enfraquecem os Dentes

Esses são os alimentos que devem ser evitados, pois além de fazer mal, podem enfraquecer a sua arcada dentária.

Refeições prontas ou congeladas

Esse tipo de refeição não é só uma inimiga da saúde bucal como também dela como um todo. Isso porque, elas são ricas em gorduras saturadas, fator que aumenta os níveis de colesterol no corpo e podem afetar tanto a boca como o coração. 

Embutidos

Quem quer ficar com os dentes saudáveis e bonitos sem precisar colocar faceta dental, precisa tomar cuidado com alimentos embutidos como salsichas, linguiças e mortadelas. 

O maior problema dessas comidas é a alta concentração de gordura saturada, que faz mal para a saúde no geral. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.