Qual é a importância da pré escola?

A Educação Infantil é um dos pilares da educação e da construção da nossa sociedade como um todo. Afinal de contas, não é clichê dizer que as crianças são o futuro da nação. E oferecer a melhor educação possível nos primeiros anos da infância é garantir, ou ao menos aumentar as chances, de um futuro melhor tanto para elas quanto para a humanidade.

Como você sabe, educar não é só transmitir conhecimento, mas também ajudar os estudantes a se tornarem agentes críticos e ativos da sociedade em que estão inseridos. Por isso, toda atenção é pouco quando falamos de  Educação Infantil

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações sobre a importância da pré-escola no processo de aprendizagem dos alunos. Também vamos falar sobre qual o papel dos pais e da escola nesse processo. Assim sendo, não deixe de ler até o fim, pois esse é um assunto sério que merece nossa total atenção.

O que a criança aprende?

Na pré-escola, a criança começa a ter contato com as disciplinas curriculares, como noções de Matemática e Língua Portuguesa. Além disso, ela começa a ter um melhor entendimento sobre seu próprio corpo, em lições básicas de Ciências e Saúde.

Além disso, é na pré-escola que o futuro estudante é apresentado aos conceitos básicos necessários para aprender, como prestar atenção, cumprir tarefas, etc.

Também é nessa etapa da  Educação Infantil que é trabalhada a coordenação motora fina, necessária para manipular o lápis e outros materiais. Uma coisa essencial aprendida pelos alunos na pré-escola é a interação e cooperação com outras crianças. Aliás, esse é um conceito que esses alunos levarão para a vida.

Falando de maneira prática, na pré-escola, às crianças pintam, ouvem histórias, participam de brincadeiras e fazem diversas outras atividades que propiciam os aprendizados que citamos acima.

Existe idade mínima?

No Brasil, todo o nosso sistema educacional é regido pela LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional). Assim, a LDB também dá diretrizes sobre a idade mínima para a criança entrar na pré-escola.

Segundo a LDB, a  Educação Infantil deve ser oferecida a crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo de 0 a 3 anos, creche, e de 4 e 5, na pré-escola. Então, a idade mínima para o primeiro ano do aluno na  Educação Infantil é 4 anos completos ou a serem completados até 31 de março.

Qual é o papel dos pais?

Nos primeiros anos de vida, os pais ou responsáveis são as pessoas com maior influência na vida da criança. Assim, quando ela entra na pré-escola, essa influência deve continuar sendo positiva, como motivação e direcionamento na vida escolar que está se iniciando.

Desse modo, é muito importante que você, como pai, participe ativamente do processo de aprendizagem na  Educação Infantil. E isso não só com as tarefas de casa e eventos escolares, mas também como agentes transmissores de valores éticos e humanos.

Dessa forma, é essencial que os pais deixem claro que tanto eles quanto a equipe pedagógica são autoridades que estão ali para ajudar a criança a aprender e a evoluir. Na prática, você deve participar ativamente e de maneira positiva nos trabalhos de escola, na solução de eventuais conflitos, etc.

Assim, se nós como escola e família nos unirmos para dar suporte à criança em seu início de vivência escolar, ela poderá se tornar não só um bom aluno, mas também um bom cidadão no futuro.

O que o profissional de educação precisa para ensinar na educação infantil?

Agora que já falamos sobre a importância da participação dos pais durante os anos da pré-escola e demais etapas da  Educação Infantil, vamos falar sobre os professores. Primeiramente, você deve saber que o profissional de educação deve ser graduado em Pedagogia ou outro curso de licenciatura para poder lecionar.

Além disso, quando falamos em educação de crianças pequenas, em idade pré-escolar, devemos lembrar que elas possuem suas próprias particularidades, com as quais o educador deve estar apto a lidar.

Por exemplo, crianças de 4 ou 5 anos ainda costumam chorar e fazer birra quando são contrariadas, ou ainda não sabem bem lidar com outras crianças, enfim. Dessa forma, é preciso que o profissional de educação tenha o treinamento e aptidão necessários para contornar esses problemas. Ademais, de modo a não atrapalhar o processo de aprendizagem do aluno.

Hoje você viu conosco a importância da pré-escola e qual o papel da família e dos educadores nessa etapa da Educação Infantil. Agora, compartilhe esses conhecimentos e ajude a conscientizar sobre esse assunto tão fundamental para toda nossa sociedade. Obrigado por permanecer conosco, e volte sempre aqui para mais conteúdos importantes como esse. Até a próxima!