Quantas horas seguidas o cérebro suporta estudar?

Educação Qualidade de Vida

Estudar é essencial para todos aqueles que querem formar ou conquistar algum objetivo. Dessa forma, é importante saber quantas horas de estudo o cérebro aguenta, para que a partir disso tenha um melhor desempenho e também entenda qual é o limite.

Há quem fique estudando por horas, e não faz uma pausa sequer, mas será que esses estão estudando da forma correta? Será que estudar sem respeitar o tempo de descanso compensa? Para entender melhor como estudar corretamente, continue a leitura deste artigo até o final.

Durante quanto tempo é possível estudar com qualidade?

Um tempo de estudo de qualidade é mais importante e eficaz que muitas horas de estudo. Dessa maneira, há pessoas que desenvolvem um grande desempenho com uma hora de estudo, já outros com umas doze horas estudando não conseguem ter o mesmo resultado.

Contudo, em decorrência de focar tanto no tempo, muitos estudantes perdem muito tempo, por não ficarem na concentração ou ambiente de estudo. Além disso, não buscam uma boa estratégia de estudo para estudar em um período muito grande.

Em resumo, é possível estudar uma hora e obter um ótimo resultado. No entanto, é claro que cinco horas de um estudo bem qualificado será muito mais eficaz. Ademais, é muito válido lembrar que se deve ter tempo para descansar e relaxar, para atingir os objetivos.

Como estudar mais tempo sem se sobrecarregar?

Para ter mais horas de estudo sem que haja uma sobrecarga, é necessário ter um bom planejamento e algumas ações necessárias. Dessa forma, confira algumas atitudes que podem ser realizadas para ter um bom aproveitamento em cada momento estudado.

  • Deixe o celular de lado. Guarde ou coloque o celular longe do seu alcance, para que assim não o use. Ademais, busque não ficar perto de aparelhos que causem distração, e que não seja necessário para estudar.
  • Alimenta-se antes de estudar. Ficar com estômago vazio atrapalha a concentração. Dessa forma, procure ingerir uma alimentação mais saudável, como frutas, nozes, alimentos integrais, pois auxiliam no fornecimento de energia, o que ajuda a concentrar.
  • Procure um lugar apropriado para estudar. Busque lugares que não tenha distração e que seja aconchegante.
  • Estude o que se tem mais dificuldade primeiro. Se livrar de algo que acha chato ou mais difícil primeiro auxilia para que se tenha mais tempo de estudo de uma maneira mais proveitosa.

Faça pausas

Ter um tempo para descansar a mente é fundamental. Pois é necessário que o corpo faça uma recarga, e para isso o cérebro precisa descansar ao menos uns dez minutos a cada uma hora estudada. 

Para ter boas horas de estudo, nas pausas feitas pode-se fazer alguns exercícios e alongamentos, ou fazer um lanche ou uma pequena caminhada. Com isso, evite entrar em redes sociais ou ligar a televisão, pois esses irão distrair e desfocar sua concentração.

Durma bem

O sono é de extrema importância para alcançar um bom aprendizado. Dessa forma, tente garantir uma boa noite de sono, para isso busque relaxar. Além disso, evite ficar pensando no que irá ser feito no outro dia.

A ansiedade é um forte fator que atrapalha o sono, e para tentar evitar esse, busque não alimentar pensamentos. Além disso, procure deitar assim que vier o sono, mas se não conseguir dormir ou ficar acordando durante a noite, se levante e vá para um outro cômodo e faça algo que relaxe, como ler um livro. Dessa forma, o sono irá vir novamente e basta aproveitar.

Reserve um dia de descanso completo

Tirar um dia só para descansar é essencial. Dessa maneira busque fazer atividades prazerosas e relaxantes. Além do mais descansar um pouco a cabeça ajuda muito, para que se tenha uma melhor concentração quando se for estudar.

Contudo, passar um dia com a família ou com os amigos, irá auxiliar para ter um relaxamento. Pois ter alguma distração ajuda para não ficar ligado(a) somente a assuntos relacionados a estudo ou determinadas disciplinas.

Estabeleça metas

Planejar o que será estudado é um ótimo método para ter boas horas de estudo. Dessa forma, busque estabelecer metas de estudo. Isso pode ser feito a partir de quais matérias serão estudadas a cada dia e como serão estudadas.

Por exemplo, pode-se planejar ter uma meta de estudar uma hora por dia matemática, durante todos os dias da semana. Além disso, pode-se ter como meta estudar por meio de mapas mentais, ou realizar certa quantia de atividades durante o dia ou a semana.

Use materiais de estudo que otimizem o tempo

Outro fator que também auxilia muito para ter horas de estudo qualificadas, é usar materiais que permitam ter melhor aproveitamento de tempo. Dessa forma, é possível estudar e entender uma maior quantidade de conteúdos utilizando um tempo mais curto.

Para ter a realização desse meio de estudo, mapas mentais e resumos são fundamentais. Isso porque proporcionam o estudo de uma maneira fácil de ser compreendida, otimizando a quantidade de tempo gasto. Ademais, principalmente os mapas mentais é algo mais divertido, pois pode ser feito com tonalidades diferentes e também utilizar imagens.