5 Técnicas de leitura dinâmica para ler mais rápido

A nossa velocidade de leitura não é fixa. Com o treinamento certo, é possível ler mais rápido e manter o mesmo nível de compreensão. 

O imediatismo da sociedade atual e as demandas diárias de trabalho e estudo impactam o tempo que temos disponível para leituras variadas. Dessa forma, a leitura dinâmica se apresenta como uma habilidade propícia à produtividade e à eficiência das tarefas. 

Com a prática de técnicas específicas, o leitor adquire uma facilidade maior em fixar conhecimentos, otimizar a pesquisa por conteúdos pontuais ou temáticas amplas, além de exercitar o poder de síntese. 

Neste artigo, selecionamos 5 técnicas valiosas de leitura dinâmica para acelerar o seu ritmo de leitura!

O que significa leitura dinâmica?

Leitura dinâmica é um método que objetiva aumentar a velocidade de leitura sem que impacte significativamente a compreensão do texto. O leitor, mesmo que de modo mais veloz, deve ser capaz de reter as informações necessárias. 

O exercício de algumas técnicas aprimora a assimilação de ideias em um tempo menor, sendo um processo gradual. Esse movimento pode contribuir com a rotina de estudos de vestibulandos e concurseiros, que estão sempre em uma corrida contra o tempo. 

5 Táticas para fazer leitura dinâmica

Confira alguns recursos para tornar esse processo mais rápido!

  • Pratique o Skimming

Essa tática se fundamenta no movimento de passar os olhos pela página e encontrar as informações básicas do texto. É um jeito rápido, porém focado, de avaliar o material e entender se uma leitura detalhada compensa ou se uma lida superficial é suficiente para apreender o que está escrito.  

  • Faça o Scanning

O Scanning, o que podemos traduzir para escanear, consiste em identificar palavras-chave no conteúdo para auxiliar o entendimento geral do texto. Por vezes, precisamos ler sobre um único tópico em um arquivo muito grande. A busca por palavras relacionadas ao assunto destacado gera uma otimização do tempo, como se o leitor pulasse para o trecho que importa mais.

  • Evite voltar nas incompreensões

Uma dica para dinamizar a leitura é não se prender tanto às palavras ou frases que não tenham ficado claras. Exercite o entendimento de um conteúdo com base no contexto apresentado, ou seja, evite o movimento de reler o parágrafo a cada vez que sentir dificuldade na compreensão. 

Se for um problema com o significado de uma expressão, por exemplo, anote para depois pesquisá-la, mas veja se é possível chegar a uma conclusão sem que, para isso, você tenha que gastar mais tempo em sua leitura. Lembre-se, porém, que a leitura dinâmica prevê uma assimilação de, pelo menos, 80% do material.

  • Treine os olhos

Essa sugestão destaca o esforço físico de um processo de leitura. Se não houver impedimento do próprio corpo, uma pessoa consegue reter informações também pela visão periférica.

A movimentação dos olhos, dentre outros fatores, influencia o ritmo e pode ser adaptada. Ao absorver o texto também pela visão periférica, o indivíduo conseguirá ler mais palavras por minuto. 

  • Não pronuncie as palavras

Um hábito comum, principalmente quando estamos aprendendo a ler, é pronunciar as palavras. Seja em voz alta ou apenas mentalmente, o ato de falar o texto é um fator que não permite o andamento fluido da leitura. Ao dedicar atenção à pronúncia, a sua capacidade de compreensão é posta em segundo lugar, prejudicando o principal objetivo da atividade.

Conclusão

A leitura dinâmica expande as oportunidades de assimilação e de otimização do tempo. Para alguns, em âmbito acadêmico ou profissional, um ritmo acelerado de leitura promove aumento de produtividade. Por isso, experimente as técnicas e veja se é um método válido para você.

Você já conhecia a leitura dinâmica? Ficou interessado nas técnicas para ler mais rápido? Conte nos comentários!